Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Faleiros, Vicente de Paula | - |
dc.contributor.author | Souza, Jacqueline Domiense Almeida de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Jacqueline Domiense Almeida de. Trabalhadores que estudam, estudantes que trabalham: a meritocracia na relação educação e trabalho na permanência estudantil no PROEJA do Instituto Federal de Brasília - IFB. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste estudo buscou-se compreender o sentido que meritocracia confere à relação educação
e trabalho para educação de jovens e adultos, e o significado que a permanência estudantil
passa a assumir no contexto dos educandos do curso PROEJA do Instituto Federal de Brasília
- IFB. A metodologia concentrou-se na análise de conteúdo dos Planos de Curso dos Campi
que ofertam esta modalidade de ensino, a partir de uma abordagem qualitativa, com vistas a
identificar expressões que reportem às dimensões do modelo meritocrático e o sentido com
que são empregadas. Os resultados demonstraram a persistência da incidência de
expressões que se reportam a uma proposta de formação do estudante trabalhador, do
trabalhador estudante para ingresso no mercado competitivo de trabalho, e que a expressão
empreendedorismo é central para articular outras expressões. Os resultados apontam em uma
análise preliminar, que a dimensão meritocrática está vinculada a formação para o mercado
de trabalho, e não necessariamente, ao processo de escolarização em si. Outro achado de
pesquisa permitiu considerar que a permanência estudantil assume uma dupla representação
na geração de condições de êxito: fornecer condições para formar em ambas as modalidades
de ensino, básico e técnico. A meritocracia não iguala o desigual, ela (re)cria mecanismos de
reposição da desigualdade social. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJAT) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação e trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desigualdade social | pt_BR |
dc.title | Trabalhadores que estudam, estudantes que trabalham : a meritocracia na relação educação e trabalho na permanência estudantil no PROEJA do Instituto Federal de Brasília - IFB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-06T01:30:11Z | - |
dc.date.available | 2021-04-06T01:30:11Z | - |
dc.date.submitted | 2020-06-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27116 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this study we sought to understand the meaning that meritocracy gives to the relationship
between education and work for the education of young people and adults, and the meaning
that student permanence starts to assume in the context of the students of the PROEJA course
at the Federal Institute of Brasília - IFB. The methodology focused on the content analysis
of the Campi Course Plans that offer this type of teaching, from a qualitative approach, with
a view to identifying expressions that refer to the dimensions of the meritocratic model and
the sense with which they are employed. The results showed the persistence of the incidence
of expressions that refer to a proposal for training the working student, the student worker to
enter the competitive labor market, and that the expression entrepreneurship is central to
articulate other expressions. The results point out in a preliminary analysis, that the
meritocratic dimension is linked to training for the job market, and not necessarily, to the
schooling process itself. Another research finding made it possible to consider that the
student stay assumes a double representation in the generation of successful conditions:
providing conditions to train in both the basic and technical teaching modalities. Meritocracy
does not equal the unequal, it (re) creates mechanisms to replace social inequality | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
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