Título: | Restos a pagar : impactos na programação orçamentária e financeira das ações do Ministério da Saúde |
Autor(es): | Brandão, Márcia Soares |
Orientador(es): | Santos, Antônio Carlos dos |
Assunto: | Orçamento público Despesa pública Restos a pagar (Orçamento público) Saúde - execução orçamentária |
Data de apresentação: | 26-Nov-2020 |
Data de publicação: | 31-Mar-2021 |
Referência: | BRANDÃO, Márcia Soares. Restos a pagar: impactos na programação orçamentária e financeira das ações do Ministério da Saúde. 2020. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento e Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este estudo buscou investigar os impactos dos restos a pagar na gestão orçamentária e
financeira da UO 36901 – Fundo Nacional de Saúde (FNS) a partir da avaliação da
representatividade, da dinâmica e da composição desses montantes. O método utilizado foi a
de estudo descritivo, partindo das informações gerais dos restos a pagar para as específicas
utilizando a metodologia de dedução, com abordagem qualitativa, realizada a partir da análise
de conteúdo das informações obtidas por meio de pesquisa documental e bibliográfica, além
de dados e informações dos sistemas SIOP e SIGA Brasil. Considerando a importância dos
restos a pagar na execução do orçamento público este trabalho teve por objetivo identificar a
tendência do estoque no FNS a partir da análise dos valores dos restos a pagar inscritos e
reinscritos relativos aos exercícios financeiros de 2016 a 2019, período que compreendeu um
ciclo dos instrumentos de planejamento: Plano Plurianual (PPA) e Plano Nacional de Saúde
(PNS). Os resultados demonstraram uma tendência errática no estoque de restos a pagar da
Unidade, quando analisado em percentuais, porém para alguns tipos de despesa pôde ser
observada concomitância de execução de um orçamento paralelo ao do exercício corrente.
Ademais, foi possível identificar maior concentração das inscrições no orçamento aprovado
para as despesas discricionárias e para as oriundas de Emenda Parlamentar, que podem estar
relacionadas ao cronograma de desembolsos e a liberação tardia dos recursos ao final do
exercício. A separação do RAP em processado e não processado evidenciou que 62% das
inscrições realizadas referem-se a despesas que dependiam de algum fator para a sua
liquidação, ou seja, o fato gerador da despesa ainda não havia se concretizado (RPNP).
A análise do montante total empenhado e inscrito no período permitiu verificar que as
despesas de capital são inscritas principalmente como restos a pagar não processados (RPNP)
e uma parcela representativa dos restos a pagar decorre das transferências realizadas na
modalidade fundo a fundo, com destaque para as classificadas na modalidade 41, além de
observarmos um quantitativo substancial de RAP inscrito na modalidade 90 – Aplicações
Diretas. |
Abstract: | This study sought to investigate the impacts of the remains to be paid on budgetary and
financial management of OU 36901 - National Health Fund (FNS) based on the evaluation of
the representativeness, dynamics and composition of these amounts. The method used was the
descriptive study, starting from the general information of the remains to be paid for the
specific ones using the deduction methodology, with a qualitative approach, carried out from
the content analysis of the information obtained through documentary and bibliographic
research, in addition to data and information from the SIOP and SIGA Brasil systems.
Considering the importance of the remains to be paid in the execution of the public budget,
this work aimed to identify the trend of the stock in the FNS from the analysis of the values of
the remains to be paid registered and re-enrolled for the financial years 2016 to 2019, a period
that comprised a cycle of planning instruments: Pluriannual Plan (PPA) and National Health
Plan (PNS). The results showed an erratic tendency in the Unit's leftover payable stock, when
analyzed in percentages, however, for some types of expenditure, a simultaneous execution of
a budget parallel to that of the current year could be observed. In addition, it was possible to
identify a greater concentration of enrollments in the approved budget for discretionary
expenses and for those arising from Parliamentary Amendment, which may be related to the
disbursement schedule and the late release of funds at the end of the year. The separation of
RAP into processed and unprocessed evidenced that 62% of the enrollments made refer to
expenses that depended on some factor for their settlement, that is, the fact that generated the
expense had not yet materialized (RPNP).
The analysis of the total amount pledged and registered in the period allowed to verify that the
capital expenditures are registered mainly as unprocessed remnants to be paid (RPNP) and a
representative portion of the remnants to be paid result from transfers made in the fund-tofund mode, with emphasis on those classified in modality 41, in addition to observing a
substantial amount of RAP enrolled in modality 90 - Direct Applications. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, Especialização em Orçamento e Políticas Públicas, 2020. |
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