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dc.contributor.advisorDantas, José Marilson Martins-
dc.contributor.authorPaulo, Vanessa Barbosa de-
dc.identifier.citationPAULO, Vanessa Barbosa de. Estudo sobre o uso e a importância da implementação de sistemas de custos em unidades de pronto atendimento 24h - UPA: objeto da aplicação do Projeto Lean. 2020. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento e Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, Especialização em Orçamento e Políticas Públicas, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA análise e a gestão de custos permitem aos gestores avaliar a eficiência de instituições públicas bem como subsidiar a tomada de decisões para melhor alocação de recursos. O presente estudo fez um levantamento da trajetória de implementação das Unidades de Pronto Atendimento no Brasil, como uma política pública de saúde e, observou-se, através da literatura técnicocientífica a respeito do tema, o quanto a gestão de custos e boas práticas de governança podem contribuir positivamente na tomada de decisões na implementação de políticas públicas, bem como na sua operacionalização. Apesar de todas os desafios para implementação das UPAs, é possível compreender a importância dessas unidades na Rede de Atenção à Saúde. Além disso, analisou-se a relevância do projeto Lean nas UPAs, desenvolvido pela UFF em parceria com o Ministério da Saúde, cujo objetivo principal se ateve à melhoria dos fluxos de procedimentos e em mecanismos para se evitar o desperdício nas unidades e, consequentemente, a melhoria na qualidade e eficiência dos serviços prestados aos usuários do sistema único de saúde, com foco na humanização no atendimento de pacientes. Considerando a literatura e as experiências relatadas no estudo, conclui-se que a implementação de sistemas de gestão de custos pode tornar exequível a promoção de uma nova cultura de gestão e aprimorar a qualidade dos serviços públicos prestados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas - saúdept_BR
dc.subject.keywordUnidades de Pronto Atendimento (UPA)pt_BR
dc.subject.keywordGovernançapt_BR
dc.subject.keywordAtenção primária à saúdept_BR
dc.titleEstudo sobre o uso e a importância da implementação de sistemas de custos em unidades de pronto atendimento 24h - UPA : objeto da aplicação do Projeto Leanpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-23T23:42:46Z-
dc.date.available2021-03-23T23:42:46Z-
dc.date.submitted2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27062-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Cost analysis and management allow managers to assess the efficiency of public institutions as well as support decision-making for better allocation of resources. The present study made a survey of the implementation trajectory of the Emergency Care Units in Brazil, as a public health policy and, through the technical-scientific literature on the subject, how much the management of costs and good practices was observed governance can positively contribute to decision-making in the implementation of public policies, as well as in their operationalization. Despite all the challenges for implementing the UPAs, it is possible to understand the importance of these units in the Health Care Network. In addition, the relevance of the Lean project in the UPAs, developed by UFF in partnership with the Ministry of Health, was analyzed. The main objective was to improve the flow of procedures and mechanisms to avoid waste in the units and, consequently, to improve the quality and efficiency of the services provided to users of the single health system, with a focus on the humanization of patient care. Considering the literature and the experiences reported in the study, it is concluded that the implementation of cost management systems can make it possible to promote a new management culture and improve the quality of public services provided.pt_BR
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