Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27050
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_KesiaMayaraMirandaAlmeida_tcc.pdf565,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise temporal a partir da classificação do uso e cobertura da terra utilizando imagens landsat em áreas de garimpo na região de Itaituba - Pará
Autor(es): Almeida, Késia Mayara Miranda
Orientador(es): Almeida, Tati de
Assunto: Satélites geoestacionários
Geoprocessamento
Uso da terra
Solo - uso
Data de apresentação: 26-Abr-2019
Data de publicação: 23-Mar-2021
Referência: ALMEIDA, Késia Mayara Miranda. Análise temporal a partir da classificação do uso e cobertura da terra utilizando imagens landsat em áreas de garimpo na região de Itaituba - Pará. 2019. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O processamento digital de imagens consiste numa importante ferramenta para a identificação de problemas ambientais. O objetivo deste estudo foi a classificação supervisionada com a utilização do método Máxima Verossimilhança (MaxVer) na imagem de satélite com a utilização de imagens Landsat 5 (TM) e Landsat 8 (OLI). com uso do software ENVI 5.5 órbita-ponto 228/65 na região de garimpo conhecido como São Raimundo e suas intermediações no município de Itaituba, sudoeste paraense. As Classes escolhidas foram: Vegetação Nativa, Vegetação secundária, Drenagens, Solo Branco, Solo Consolidado e Garimpos. A metodologia foi baseada no processamento digital das imagens utilizando software de geoprocessamento ENVI 5.5, onde foram quantificadas as áreas das classes no período considerado Através das formas de classificação de uso e ocupação da terra identificada no resultado final, percebeu-se que as áreas de garimpo configuram como sendo a principal forma de alteração da vegetação natural, principalmente ao longo das margens dos rios com crescimento de 55% ao longo de 11 anos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Curso de Especialização em Geoprocessamento Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geoprocessamento Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.