Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GabriellaCorreaSegedi_tcc.pdf1,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estimativa de erosão pela equação universal de perda do solo (USLE) para a bacia de São Marcos
Autor(es): Segedi, Gabriella Corrêa
Orientador(es): Roig, Henrique Llacer
Assunto: Erosão
Bacias hidrográficas
Solo - uso
Preservação ambiental
Data de apresentação: 26-Abr-2019
Data de publicação: 23-Mar-2021
Referência: SEGEDi, Gabriella Corrêa. Estimativa de erosão pela equação universal de perda do solo (USLE) para a bacia de São Marcos. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A quantificação e a espacialização da perda de solo para uma bacia hidrográfica é imprescindível para que seja realizado o planejamento, que servirá de base para as tomadas de decisões envolvendo o uso e ocupação do solo por atividades agrícolas. A bacia do rio São Marcos têm um histórico de conflitos entre os setores de produção de energia hidrelétrica e agrícola, que por falta de critérios utilizam o recurso hídrico de forma errônea, o que causa o assoreamento dos cursos d’água. A preservação dos córregos e da qualidade da água garantem que, caso utilizados de forma estratégica, seja viável a utilização desses por ambas as principais atividades da bacia, sem degradação da vegetação nativa e do recurso hídrico. Assim, com o cálculo da Equação Universal de Perda do solo (USLE) e seus principais parâmetros, foi estimada a perda de solo anual para a bacia do rio São Marcos nos anos de 1985 e 2017, de forma a observar os impactos que a utilização do solo causou ao longos dos anos e as principais áreas de risco. Os resultados encontrados permitiram mapear as regiões com maior suscetibilidade à erosão hídrica, localizadas nas porções norte e sudoeste da bacia, facilitando futuros trabalhos de mitigação com relação aos processos erosivos na bacia.
Abstract: The quantification and spatialization of soil loss to a basin is essential for planning how the soil is going to be used by agricultural activities. The basin of the São Marcos river has a history of conflicts between the sectors of production of hydroelectric and agricultural energy, which due to lack of criteria use the water resource in an erroneous way, which causes the silting of the watercourses. The preservation of streams and water quality ensure that, if strategically used, it is feasible to use these for both main activities of the basin, without degradation of native vegetation. Thus, with the calculation of the Universal Soil Loss Equation (USLE) and its main parameters, it was estimated the annual soil loss for the São Marcos basin between the years of 1985 and 2017, in order to observe the impacts that the use of soil has caused over the years. The results found allowed to map the regions with greater susceptibility to water erosion, facilitating future mitigation works in relation to erosion processes in the basin.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Curso de Especialização em Geoprocessamento Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geoprocessamento Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.