Título: | Densidade populacional em relação aos corredores de transporte público na zona urbana de Teresina - PI |
Autor(es): | Santos, André Leal |
Orientador(es): | Almeida, Tati de |
Assunto: | Planejamento urbano Transporte público Teresina (PI) Densidade demográfica Transporte urbano |
Data de apresentação: | 26-Abr-2019 |
Data de publicação: | 23-Mar-2021 |
Referência: | SANTOS, André Leal. Densidade populacional em relação aos corredores de transporte público na zona urbana de Teresina - PI. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este artigo analisa a distribuição espacial da população em relação à área de
abrangência dos corredores de transporte público existentes na zona urbana do município de
Teresina-PI, para para compreender como essa distribuição favorece ou não o uso do sistema.
Para isso, foram explorados conceitos e valores de densidade populacional relacionados ao
desempenho do transporte público, fornecendo parâmetros qualitativos e quantitativos. Em
seguida, foi explorado o contexto de transportes de Teresina, a partir do qual foram definidos
os corredores de transporte público existentes. A partir desses parâmetros, foram espacializados
a densidade populacional em conjunto com a área de abrangência dos corredores de transporte
público de média e alta capacidade considerados. Para isso, utilizou-se as bases cartográfica e
de dados de população por setor censitário referentes ao censo de 2010 do IBGE, selecionandose os setores pertencentes à zona urbana, com base no mapa de zoneamento de Teresina
atualizado em 2015. Os corredores foram vetorizados sobre imagem de satélite, a partir dos
quais se aplicou um buffer de 400 metros. A sobreposição entre os dados revela que o conjunto
da área do buffer abriga apenas 18% da população da zona urbana, e possui uma densidade
populacional média de aproximadamente 50 hab/ha, bem abaixo do necessário para viabilizar
sistemas de transporte público de média e alta capacidade, o que demonstra que a distribuição
da população não favorece a mobilidade por transporte público. |
Abstract: | This paper analyzes the spatial distribution of the population regarding the
coverage area of public transportation corridors in the urban area of Teresina-PI, in order to
understand how this distribution favors the use of the system. For this, it was explored concepts
and values of population density related to the performance of public transport, providing
qualitative and quantitative parameters. Next, it was explored Teresina’s transport context,
from which the existing public transport corridors were defined. From these parameters, the
5
population density was spatialized with the area covered by the medium and high capacity
public transport corridors considered. It was used the cartographic and population data bases
by census tract referring to the IBGE 2010 census, selecting the sectors belonging to the urban
zone, based on the Teresina zoning map updated in 2015. The corridors were vectorized on
satellite image, from which a buffer of 400 meters was applied. The overlap between the data
reveals that the buffer zone as a whole houses only 18% of the urban population, and has an
average population density of approximately 50 inhab/ha, well below what is necessary to
enable medium and high-level public transport systems capacity, which shows that the
distribution of the population in Teresina does not favor mobility by public transport. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Curso de Especialização em Geoprocessamento Ambiental, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Geoprocessamento Ambiental
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.