Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27034
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BeatrizDeMedeirosSilva_tcc.pdf6,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Preservação da memória e imprensa regional : contexto e técnicas de restauração e conservação aplicadas ao Jornal do Caeté, Bragança-PA
Autor(es): Silva, Beatriz de Medeiros
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Materiais bibliográficos - conservação e restauração
Jornais
Conservação e restauração de documentos
Data de apresentação: 13-Dez-2019
Data de publicação: 20-Mar-2021
Referência: SILVA, Beatriz de Medeiros. Preservação da memória e imprensa regional: contexto e técnicas de restauração e conservação aplicadas ao Jornal do Caeté, Bragança-PA. 2019. 124 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso de biblioteconomia, aborda as perspectivas sobre a memória e conservação do Jornal do Caeté, outrora impresso em Bragança, no estado do Pará. O jornal possui esse nome em homenagem ao rio que margeia a região, chamado de Rio Caeté. Inicialmente, no primeiro capítulo, abordar-se-á a história do veículo impresso jornal e em seguida, uma breve história sobre a imprensa brasileira. Abordar-se-á também, ademais a importância da imprensa, e do jornal como fonte de pesquisa e memória. Ademais, será abordada a história e as fases do Jornal do Caeté valendo-se, dentre outros recursos, de imagens e manchetes da época, sem prescindir de mostrar o impacto que o Jornal do Caeté causou na imprensa e na sociedade bragantina. No segundo capítulo abordar-se-á mais afundo sobre a trajetória da coleção Jornal do Caeté, sobre aspectos quantitativos da coleção assim como seu atual estado de conservação. E, por fim, será realizado um estudo de caso em laboratório com o intuito de buscar uma solução adequada de tratamento. Descrever-se-á, as etapas do processo realizado em laboratório, para a obtenção da melhor solução para conservar as edições do Jornal do Caeté, haja vista sua importância histórica.
Abstract: This paper concludes the librarianship course and discusses the perspectives on the memory and conservation of Jornal do Caeté, which was issued in Bragança, Pará state. The newspaper is named after the river in the region, called from Rio Caeté. Initially, in the first chapter, will be addressed about the history of the newspaper, then a brief history about the Brazilian press. It will also be seen, about the importance of the press, the newspaper as a source of research and memory. Even more, it will be covered about the history and phases of Jornal do Caeté with images and headlines. Not forgetting to show the impact that Jornal do Caeté had on the press and on Bragantina society. The second chapter will talk about the trajectory and the collection of editions of Jornal do Caeté. And finally, a study will be done in the laboratory, showing definitions of the paper, its conservation, preservation and restoration, coming from external, internal, physical, chemical and mechanical agents, in order to find a suitable treatment solution. Thus describing, in stages, the whole process, carried out in the laboratory, to obtain the best solution to preserve the editions of Jornal do Caeté, given its importance in history.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.