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dc.contributor.advisorVieira, Simone Bastos-
dc.contributor.authorAlmeida, Aline Mesquita-
dc.identifier.citationALMEIDA, Aline Mesquita. Uma análise do uso do Instagram pelas bibliotecas públicas do Distrito Federal. 2020. 137 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado com o intuito de analisar o uso do Instagram pelas bibliotecas, para isso, o estudo identificou que das 26 Bibliotecas Públicas do Distrito Federal, apenas 8 bibliotecas têm um perfil no Instagram. O principal objetivo da pesquisa foi relatar os tipos de informações que são compartilhadas na rede social e observar a interação entre os usuários e as bibliotecas. No desenvolvimento foram levantadas as definições sobre biblioteca, informação digital na web, redes sociais e como as bibliotecas utilizam o serviço de web referência por meio do Instagram. A metodologia utilizada no trabalho foi à realização de um estudo de caso, com características de uma pesquisa descritiva qualitativa. O levantamento dos dados foi realizado no período entre 31 de março de 2020 a 25 de julho de 2020, por meio de dois questionários avaliativos, o primeiro foi enviado para as bibliotecas e o segundo foi formulado para identificar se as Bibliotecas Públicas do Distrito Federal utilizavam os 10 atributos determinados por Alcaraz e Puig (2015). Foi constatado, de acordo com análise das publicações no Instagram que apenas uma biblioteca utiliza 100% os critérios. Aproximadamente 62,5 % das bibliotecas recomendam livros aos leitores ou para exibir as novas aquisições, 50% das bibliotecas divulgam exposições e feiras realizadas em seu espaço, promovem as atividades e eventos culturais realizados na biblioteca, postam imagens históricas da biblioteca e da cidade a qual pertence, realizando treinamentos como: oficinas, cursos ou workshops para a capacitação das novas tecnologias, 25% das bibliotecas apresentam as pessoas que trabalham na biblioteca e os usuários que a visitam, e 62,5% apresentam a biblioteca e seus serviços. A estimativa é que 37,5% promovem o trabalho dos bibliotecários e suas tarefas diárias. Conclui-se que o serviço de web referência se caracteriza como a evolução do atendimento tradicional, além dos usuários que frequentam o espaço físico, a tecnologia proporcionou que os usuários online tenham acesso ao mesmo tipo de serviço e o Instagram é uma nova ferramenta para o bibliotecário desenvolver suas competências.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas públicaspt_BR
dc.subject.keywordInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas - marketingpt_BR
dc.titleUma análise do uso do Instagram pelas bibliotecas públicas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-20T13:23:00Z-
dc.date.available2021-03-20T13:23:00Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27033-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work was carried out with the intention of analyzing the use of Instagram by libraries, for this, the study identified that of the 26 Public Libraries in the Federal District, only 8 libraries have an Instagram profile. The main objective of the research was to report the types of information that are shared on the social network and to observe the interaction between users and libraries. In the development, definitions about the library, digital information on the web, social networks and how libraries use the reference web service through Instagram were raised. The methodology used in the work was to conduct a case study, with characteristics of a qualitative descriptive research. The data survey was carried out in the period from March 31, 2020 to July 25, 2020, through two evaluative questionnaires, the first was sent to the libraries and the second was formulated to identify whether the Public Libraries of the Federal District used the 10 attributes determined by Alcaraz and Puig (2015). It was found, according to an analysis of the publications on Instagram, that only one library uses 100% of the criteria. Approximately 62.5% of libraries recommend books to readers or to showcase new acquisitions, 50% of libraries advertise exhibitions and fairs held in their space, promote cultural activities and events held in the library, post historical images of the library and the city to which it belongs, carrying out trainings such as: workshops, courses or workshops for the training of new technologies, 25% of libraries present the people who work in the library and the users who visit it, and 62.5% present the library and its services. It is estimated that 37.5% promote the work of librarians and their daily tasks. It is concluded that the reference web service is characterized as the evolution of traditional service, in addition to users who frequent the physical space, technology has provided online users with access to the same type of service and Instagram is a new tool for the librarian develop your skills.pt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



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