Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Wiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Fernanda Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | PEIXOTO, Fernanda Rodrigues. Turismo e eventos: os festivais musicais como atrativos turísticos. 2020. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta como tema central os eventos culturais como um atrativo
potencial para o mercado do turismo, tendo como objetivo geral apresentar a
potencialidade dos festivais musicais como atrativo turístico. Como metodologia, a
pesquisa é de abordagem qualitativa, adotando revisão de literatura com aspecto
qualitativo em que a busca em bases de acesso livre, a partir da consulta de artigos
científicos, livros, reportagens e dados disponíveis em plataformas oficiais dos eventos
abordados. Baseando-se neste referencial teórico, foram abordados os conceitos de
turismo, lazer, eventos, impacto, planejamento turístico, cultura, economia e meio
ambiente. Analisou-se, assim, os impactos da atividade turística proveniente do segmento
de turismo de eventos nos âmbitos sociocultural, econômico e físico-ambiental. Após a
análise proposta, foi possível perceber que a presença da iniciativa privada na realização
de festivais musicais é de suma importância para as comunidades receptoras, pois estas
buscam melhorar seus impactos positivos e reduzir os impactos negativos através de
diferentes ações. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Festivais de música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo de eventos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eventos | pt_BR |
dc.title | Turismo e eventos : os festivais musicais como atrativos turísticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-19T19:35:04Z | - |
dc.date.available | 2021-03-19T19:35:04Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27026 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research presents as a central theme cultural events as a potential attraction for the
tourism market, having as a general objective to present the potentiality of musical
festivals as a tourist attraction. As a methodology, the research is of qualitative approach,
adopting literature review with qualitative aspect in which the search in free access bases,
from the consultation of scientific articles, books, reports and data available in official
platforms of the events approached. Based on this theoretical reference, the concepts of
tourism, leisure, events, impact, tourism planning, culture, economy and environment
were addressed. Thus, we analyzed the impacts of the tourist activity from the event
tourism segment in the socio-cultural, economic and physical-environmental spheres.
After the proposed analysis, it was possible to notice that the presence of private initiative
in the realization of musical festivals is of utmost importance for the receiving
communities, as they seek to improve their positive impacts and reduce the negative
impacts through different actions. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Turismo
|