Título: | O papel das mídias sociais na promoção dos destinos brasileiros : uma análise das publicações do Ministério do Turismo e da Embratur no Instagram |
Autor(es): | Pereira, Laís Angélica Chrisóstomo |
Orientador(es): | Mello, Gabriela Zamignan de Andrade |
Coorientador(es): | Aldrigue, Natália de Sousa |
Assunto: | Turismo - marketing Marketing digital Brasil - turismo Mídia digital |
Data de apresentação: | 20-Jul-2020 |
Data de publicação: | 19-Mar-2021 |
Referência: | PEREIRA, Laís Angélica Chrisóstomo. O papel das mídias sociais na promoção dos destinos brasileiros: uma análise das publicações do Ministério do Turismo e da Embratur no Instagram. 2020. 122 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O presente estudo buscou analisar como os órgãos oficiais de turismo brasileiro (Ministério do
Turismo e Embratur) promovem os destinos no Instagram, a partir da segmentação turística nas
cinco regiões brasileiras. Caracterizada como um estudo de caso, de caráter quali-quantitativo, a
pesquisa foi estruturada em três etapas. Inicialmente, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre os
temas marketing turístico, marketing digital, mídias sociais e imagem de destinos turísticos. Em
seguida, foi feita a coleta de dados, a partir do levantamento das publicações das contas oficiais
dos órgãos de turismo MTur e Embratur no Instagram. O universo pesquisado representou 954
postagens no MTur e 273 na Embratur, tendo como recorte temporal o período de janeiro a
dezembro de 2019. Como critério de análise, classificou-se as publicações e os dados obtidos em
percentual de representação considerando os segmentos turísticos e regiões relacionadas (Norte,
Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste). Com intuito de aprofundar a discussão, identificou-se a
partir do total de postagens realizadas pelas contas oficiais do Instagram do MTur e Embratur, o
quantitativo relacionado às rotas estratégicas do programa Investe Turismo. Dentre os principais
resultados, pode-se destacar que as mídias sociais, em especial o Instagram, tem papel crucial na
promoção de destinos turísticos e na criação e divulgação da imagem destes. Ademais, no que
tange ao uso da mídia social Instagram pelos órgãos oficiais de turismo pesquisados, percebe-se
que os segmentos e algumas regiões foram mais promovidas e comparação a outras. Para tanto,
considera-se fundamental que os segmentos e as regiões sejam publicados de forma proporcional
para que a imagem do Brasil seja promovida considerando as estratégias estabelecidas nos planos
de marketing oficiais, valorizando como um país diverso e multicultural. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Turismo
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