Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27015
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LaisAngelicaChrisostomoPereira_tcc.pdf3,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel das mídias sociais na promoção dos destinos brasileiros : uma análise das publicações do Ministério do Turismo e da Embratur no Instagram
Autor(es): Pereira, Laís Angélica Chrisóstomo
Orientador(es): Mello, Gabriela Zamignan de Andrade
Coorientador(es): Aldrigue, Natália de Sousa
Assunto: Turismo - marketing
Marketing digital
Brasil - turismo
Mídia digital
Data de apresentação: 20-Jul-2020
Data de publicação: 19-Mar-2021
Referência: PEREIRA, Laís Angélica Chrisóstomo. O papel das mídias sociais na promoção dos destinos brasileiros: uma análise das publicações do Ministério do Turismo e da Embratur no Instagram. 2020. 122 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente estudo buscou analisar como os órgãos oficiais de turismo brasileiro (Ministério do Turismo e Embratur) promovem os destinos no Instagram, a partir da segmentação turística nas cinco regiões brasileiras. Caracterizada como um estudo de caso, de caráter quali-quantitativo, a pesquisa foi estruturada em três etapas. Inicialmente, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre os temas marketing turístico, marketing digital, mídias sociais e imagem de destinos turísticos. Em seguida, foi feita a coleta de dados, a partir do levantamento das publicações das contas oficiais dos órgãos de turismo MTur e Embratur no Instagram. O universo pesquisado representou 954 postagens no MTur e 273 na Embratur, tendo como recorte temporal o período de janeiro a dezembro de 2019. Como critério de análise, classificou-se as publicações e os dados obtidos em percentual de representação considerando os segmentos turísticos e regiões relacionadas (Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste). Com intuito de aprofundar a discussão, identificou-se a partir do total de postagens realizadas pelas contas oficiais do Instagram do MTur e Embratur, o quantitativo relacionado às rotas estratégicas do programa Investe Turismo. Dentre os principais resultados, pode-se destacar que as mídias sociais, em especial o Instagram, tem papel crucial na promoção de destinos turísticos e na criação e divulgação da imagem destes. Ademais, no que tange ao uso da mídia social Instagram pelos órgãos oficiais de turismo pesquisados, percebe-se que os segmentos e algumas regiões foram mais promovidas e comparação a outras. Para tanto, considera-se fundamental que os segmentos e as regiões sejam publicados de forma proporcional para que a imagem do Brasil seja promovida considerando as estratégias estabelecidas nos planos de marketing oficiais, valorizando como um país diverso e multicultural.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.