Título: | Audiodescrevendo na quebra da quarta parede |
Autor(es): | Broseghini, André Rezende |
Orientador(es): | Pereira, Fernanda Alencar |
Assunto: | Acessibilidade Audiodescrição Audiovisual Deficientes visuais |
Data de apresentação: | 6-Dez-2019 |
Data de publicação: | 19-Mar-2021 |
Referência: | BROSEGHINI, André Rezende. Audiodescrevendo na quebra da quarta parede. 2019. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho aborda a audiodescrição na quebra da quarta parede através da
produção de roteiros de AD para três cenas distintas. Antes, traça-se um breve
panorama das pessoas com deficiência visual no Brasil e de suas mais recentes
conquistas no âmbito legislativo. Também se faz uma conceituação dos termos
audiodescrição, quarta parede e quebra da quarta parede. As cenas escolhidas são
do filme “Desejo e reparação”, da série “Fleabag” e da série “The War at Home”. Para
o primeiro, é proposto uma abordagem direta em relação ao espectador – segunda
pessoa do singular – para impulsionar o estranhamento de uma única quebra da
quarta parede na obra inteira. Para o segundo produto audiovisual, propõe-se que o
audiodescritor se coloque como parte da audiência – primeira pessoa do plural – para
dar credibilidade à sugerida presença física do espectador na série. Para a última
cena, sugere-se a utilização de sinal de pontuação – parênteses – como maneira de
utilizar das experiências conhecidas das pessoas com deficiência visual para melhor
representar a quebra que acontece em cenário especial. Conclui-se que a quebra da
quarta parede é uma figura da linguagem cinematográfica que não pode ser objeto
de padronização na audiodescrição. |
Abstract: | The present paper addresses audio description when there is a breaking of the fourth
wall through the crafting of audio description scripts for three distinct scenes. Before
that, a brief overview of the visually impaired in Brazil and their most recent legislative
achievements is given. A conceptualization of the terms audio description, fourth wall
and breaking of the fourth wall is also provided. The chosen scenes are from the movie
“Atonement”, the “Fleabag” series and the “The War at Home” series. For the first one,
a direct approach to the viewer - second person singular - is proposed in order to
promote the estrangement of that single break of the fourth wall in the whole work. For
the second audiovisual product, it is proposed that the audio describer positions
himself as a member of the audience - third person plural - to render credibility to the
spectator's suggested physical presence in the series. For the last scene, the use of
punctuation marks - parentheses - is suggested as a way to use the experiences
known by the visually impaired spectator to better represent the break of the fourth
wall in a special scenario. It is concluded that the breaking of the fourth wall is a figure
of speech from the cinematic language that cannot be object of audio description
standardization. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.