Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vigata, Helena Santiago | - |
dc.contributor.author | Martins, Paula Paes Barreto Moreira | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Paula Paes Barreto Moreira. Histórias em quadrinhos acessíveis: criação de um audiogibi descritivo da Turma da Mônica. 2019. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apesar de vivermos em um mundo globalizado e integrado em muitos aspectos, ainda existem
muitas barreiras que impedem que pessoas com deficiência tenham o acesso à informação e
ao conhecimento, um direito inalienável a qualquer ser humano. Diante disso, como forma de
proporcionar o acesso democrático ao conhecimento e a cultura desde a infância, o presente
trabalho buscou elaborar um roteiro de audiodescrição da história em quadrinho Um anjo
dentro d’água de Maurício de Sousa e, a partir dele, criar um audiogibi acessível. A escolha
por trabalhar com os quadrinhos de Maurício de Sousa se deu por sua importância na
literatura infantil brasileira e por abordar, em suas histórias, questões relacionadas à educação
e à inclusão de um modo lúdico. O objetivo desse trabalho consiste em propor um modelo de
audiodescrição capaz de manter, ao máximo, a linguagem característica dos quadrinhos assim
como preservar a essência e o universo infantil da Turma da Mônica. A metodologia foi de
caráter qualitativo, aplicado e descritivo, apoiando-se também na pesquisa bibliográfica. A
pesquisa foca no trabalho de Maurício de Sousa; na linguagem dos quadrinhos (Cagnin, 1975;
Eisner; 2010); na audiodescrição e nos audiolivros (Vergara-Nunes, 2011); e na importância
da literatura infantil (Crippen, 2012). Diante do modelo proposto, foi possível concluir que,
como forma de realizar uma descrição que mantivesse a atenção e o interesse do público
infantil, uma descrição extremamente detalhada de aspectos mais gráficos como o formato
dos quadrinhos e dos balões pode não ser o método mais adequado. Ao invés disso, o modelo
sugerido se apoia, além dos diálogos, nos efeitos sonoros e nas músicas, capazes de expressar
elementos como onomatopeias e representações gráficas de dúvida, animação e dor de modo
muito mais imersivo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Audiodescrição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.title | Histórias em quadrinhos acessíveis : criação de um audiogibi descritivo da Turma da Mônica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-19T00:56:38Z | - |
dc.date.available | 2021-03-19T00:56:38Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27003 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Although we live in a globalized world that seems to be integrated and connected in many
ways, there are still many barriers that prevent people with disabilities from having access to
information and knowledge, an inalienable right of every human being. Therefore, as a way to
provide democratic access to knowledge and culture since childhood, the present work sought
to elaborate an audio descriptive script of the comic Um anjo dentro d’água by Maurício de
Sousa and, from it, create an accessible audio comic. The choice to work with Mauricio de
Sousa's comics was due to their importance in Brazilian children's literature and the fact that
the author usually addresses, in his stories, issues related to education and inclusion in a way
that is enjoyable and easily understood by children. The aim of this paper is to propose an
audio description model capable of maintaining, as much as possible, the language of comics,
as well as preserving the essence and the universe of Monica's Gang. A qualitative, applied
and descriptive methodology was used, based also on bibliographic research. This research
will focus on the work of Maurício de Sousa; the language of comics (Cagnin, 1975; Eisner;
2010); audio description and audiobooks (Vergara-Nunes, 2011); and the importance of
children’s literature (Crippen, 2012). Given the proposed model, it was concluded that, as a
way of making a description that would keep the attention and interest of children, an
extremely detailed description of graphic aspects such as the format of comics and balloons
may not be the most appropriate method. Instead, the model suggested relies, apart from the
dialogues, on sound effects and music capable of expressing elements such as onomatopoeias
and graphic representations of doubt, excitement and pain in a more immersive manner. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas
|