Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27003
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PaulaPaesBarretoMoreiraMartins_tcc.pdf3,39 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVigata, Helena Santiago-
dc.contributor.authorMartins, Paula Paes Barreto Moreira-
dc.identifier.citationMARTINS, Paula Paes Barreto Moreira. Histórias em quadrinhos acessíveis: criação de um audiogibi descritivo da Turma da Mônica. 2019. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractApesar de vivermos em um mundo globalizado e integrado em muitos aspectos, ainda existem muitas barreiras que impedem que pessoas com deficiência tenham o acesso à informação e ao conhecimento, um direito inalienável a qualquer ser humano. Diante disso, como forma de proporcionar o acesso democrático ao conhecimento e a cultura desde a infância, o presente trabalho buscou elaborar um roteiro de audiodescrição da história em quadrinho Um anjo dentro d’água de Maurício de Sousa e, a partir dele, criar um audiogibi acessível. A escolha por trabalhar com os quadrinhos de Maurício de Sousa se deu por sua importância na literatura infantil brasileira e por abordar, em suas histórias, questões relacionadas à educação e à inclusão de um modo lúdico. O objetivo desse trabalho consiste em propor um modelo de audiodescrição capaz de manter, ao máximo, a linguagem característica dos quadrinhos assim como preservar a essência e o universo infantil da Turma da Mônica. A metodologia foi de caráter qualitativo, aplicado e descritivo, apoiando-se também na pesquisa bibliográfica. A pesquisa foca no trabalho de Maurício de Sousa; na linguagem dos quadrinhos (Cagnin, 1975; Eisner; 2010); na audiodescrição e nos audiolivros (Vergara-Nunes, 2011); e na importância da literatura infantil (Crippen, 2012). Diante do modelo proposto, foi possível concluir que, como forma de realizar uma descrição que mantivesse a atenção e o interesse do público infantil, uma descrição extremamente detalhada de aspectos mais gráficos como o formato dos quadrinhos e dos balões pode não ser o método mais adequado. Ao invés disso, o modelo sugerido se apoia, além dos diálogos, nos efeitos sonoros e nas músicas, capazes de expressar elementos como onomatopeias e representações gráficas de dúvida, animação e dor de modo muito mais imersivo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordAudiodescriçãopt_BR
dc.subject.keywordHistórias em quadrinhospt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos acessíveis : criação de um audiogibi descritivo da Turma da Mônicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-19T00:56:38Z-
dc.date.available2021-03-19T00:56:38Z-
dc.date.submitted2019-12-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27003-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Although we live in a globalized world that seems to be integrated and connected in many ways, there are still many barriers that prevent people with disabilities from having access to information and knowledge, an inalienable right of every human being. Therefore, as a way to provide democratic access to knowledge and culture since childhood, the present work sought to elaborate an audio descriptive script of the comic Um anjo dentro d’água by Maurício de Sousa and, from it, create an accessible audio comic. The choice to work with Mauricio de Sousa's comics was due to their importance in Brazilian children's literature and the fact that the author usually addresses, in his stories, issues related to education and inclusion in a way that is enjoyable and easily understood by children. The aim of this paper is to propose an audio description model capable of maintaining, as much as possible, the language of comics, as well as preserving the essence and the universe of Monica's Gang. A qualitative, applied and descriptive methodology was used, based also on bibliographic research. This research will focus on the work of Maurício de Sousa; the language of comics (Cagnin, 1975; Eisner; 2010); audio description and audiobooks (Vergara-Nunes, 2011); and the importance of children’s literature (Crippen, 2012). Given the proposed model, it was concluded that, as a way of making a description that would keep the attention and interest of children, an extremely detailed description of graphic aspects such as the format of comics and balloons may not be the most appropriate method. Instead, the model suggested relies, apart from the dialogues, on sound effects and music capable of expressing elements such as onomatopoeias and graphic representations of doubt, excitement and pain in a more immersive manner.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.