Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27000
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LauraAlmeidaViana_tcc.pdf379,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O perfil epidemiológico dos pacientes atendidos na sala de avaliação e as medidas adotadas no enfrentamento ao Covid em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal
Autor(es): Viana, Laura Almeida
Orientador(es): Fonseca, Thaís
Assunto: Atenção primária à saúde
Saúde pública
Covid-19
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 17-Mar-2021
Referência: VIANA, Laura Almeida. O perfil epidemiológico dos pacientes atendidos na sala de avaliação e as medidas adotadas no enfrentamento ao Covid em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Atenção Básica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: INTRODUÇÃO: No final de dezembro de 2019 surgiu um novo vírus chamado SARS CoV-2 na China, causador da doença COVID-19, o primeiro caso no Brasil, foi em fevereiro de 2020. Por meio da APS, as equipes de saúde da família podem desenvolver um papel fundamental no enfrentamento ao COVID19, garantindo a integralidade e a coordenação do cuidado. MÉTODOS: Foi utilizado o diáriode campo como instrumento para obter as informações das reuniões de colegiado e do ponto de controle, o período analisado no estudo foi de abril a agosto de 2020. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O perfil encontrado predominante por mulheres, na faixa etária de jovens adultos, e dentre as comorbidades associadas houve maior ocorrência de hipertensão arterial (17,21%), seguido de diabetes de mellitus (5,77%). Os sinais e sintomas cefaleia (16,76%) e tosse (14,50%) foram os mais comuns, sendo julho o mês com maior quantidade de atendimentos. As medidas adotadas durante o período, destaca-se a mudança nos fluxos de acesso à Unidade, alteração nos processos de trabalho, o telemonitoramento como acompanhamento dos casos suspeitos e o painel interativo para conhecimento do cenário epidemiológico. CONCLUSÃO: A unidade apesar de ter enfrentado dificuldades estruturais, de recursos humanos e de insumos ainda assim, conseguiu se organizar e proporcionar atendimento e cuidado as demandas apresentadas pela população.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Residência Multiprofissional HUB/UnB, Curso de Especialização em Atenção Básica - Saúde Coletiva, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Atenção Básica - Saúde Coletiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.