Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26991
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LailaSantannaDeOliveira_tcc.pdf8,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Resgate ancestral : percursor para um design contra hegemônico
Autor(es): Oliveira, Laila Santanna de
Orientador(es): Santos, Fátima Aparecida dos
Assunto: Design
Racismo
Data de apresentação: 29-Nov-2019
Data de publicação: 14-Mar-2021
Referência: OLIVEIRA, Laila Santanna de. Resgate ancestral: percursor para um design contra hegemônico. 2019. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo auxiliar na ação projetual dos designers latinos e valorizar identidades invisibilizadas e/ou marginalizadas pela colonialidade e, por consequência, o racismo estrutural. Assim, o debate sobre a decoloniadidade e da afrocentricidade, ancoram a discussão crítica através do viés filosófico e, paralelo a estes termos, a necropolítica soma um viés político dentro do diálogo. A metodologia se dá a partir da sistematização dos atributos intrínsecos de produções gráficas consideradas contra-hegemônicas, classificadas em atributos subjetivos e visuais. Para a consolidação dos conhecimentos propostos, inicia-se a etapa de análise profunda de peças gráficas contra-hegemônicas, que variam entre fotografia, tipografia e capa de albúm, além da feitura do projeto gráfico da publicação independente Rede Indígena – Extensão Wapichana de Gustavo Caboco, com os saberes desenvolvidos ao longo da monografia. Por fim, acredita-se que o trabalho de conclusão de curso contribua para a novas possibilidade de projetar e pensar o design, a partir do resgate histórico e rompimento do ciclo colonial da produção de saberes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.