Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Jefferson Bruno Pereira | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Lúcia Wandréia Lopes | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Lúcia Wandréia Lopes. Gestão participativa e democrática em uma instituição de ensino no município de Campos Belos - Goiás. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A gestão com base na democracia, é um dos temas muito abordados entre os educadores na
atualidade, representando importante desafio no cotidiano escolar. É de suma importância
conhecer os processos envolvidos na construção de uma escola participativa e com base na
democracia. Nesse sentido, a pesquisa busca responder a seguinte problemática: As instituições
de ensino municipal de campos belos - GO podem ser consideradas instituições democráticas e
participativas? Todos fazem parte desse processo democrático?. O objetivo geral deste trabalho
É investigar a importância da gestão participativa e democrática nas instituições de ensino em
todos os seus segmentos, analisando a opinião de diretores, professores, alunos, pais e demais
funcionários da instituição. Para a realização desta pesquisa realizou - se uma pesquisa
bibliográfica para se ter um embasamento do tema proposto através de livros, pesquisas em
internet, artigos, entre outros, em seguida realizou se uma pesquisa a uma instituição de ensino
em Campos belos – Go. A coleta de dados foi realizada através de questionários estruturados
em perguntas abertas e fechadas. Os participantes desta pesquisa foi 5 professores regentes, 1
diretora, 5 alunos e 4 representantes dos pais, 5 funcionários administrativos. O questionário
estruturado em questões para todos os segmentos. As respostas demonstraram que todos os
entrevistados têm algum conhecimento sobre gestão democrática, sempre tem uns que sabe
mais e outros menos, porém todos contribuíram de acordo com o seu conhecimento sobre o
assunto. A partir do posicionamento dos professores, alunos, pais, diretor e demais
funcionários, pode se observar a necessidade de a gestão adotar ações que possibilitem uma
maior participação, melhorando assim, alguns aspectos que são cruciais para a efetivação da
democracia na escola. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão participativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas - democracia | pt_BR |
dc.title | Gestão participativa e democrática em uma instituição de ensino no município de Campos Belos - Goiás | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-11T02:30:44Z | - |
dc.date.available | 2021-03-11T02:30:44Z | - |
dc.date.submitted | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26975 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
|