Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26970
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JulianaPrissDoNascimentoBeserra_tcc.pdf2,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Lei de acesso à informação : uma análise da transparência no sítio eletrônico e Portal da transparência do município de Anápolis-GO
Autor(es): Beserra, Juliana Priss do Nascimento
Orientador(es): Gomes, Ricardo Corrêa
Assunto: Lei de Acesso à Informação
Transparência pública
Administração municipal
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 11-Mar-2021
Referência: BESERRA, Juliana Priss do Nascimento. Lei de acesso à informação: uma análise da transparência no sítio eletrônico e Portal da transparência do município de Anápolis-GO. 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A Lei 12.527/2011, constituiu marco regulatório na busca de garantir o acesso à informação aos documentos produzidos e custodiados pela administração pública. Entende a letra da lei que tais dados devem ser publicados, franqueando o tratamento da máxima acessibilidade, excetuando neste caso informações e documentos classificados como sigilosos. O presente estudo visa analisar o nível de transparência do sítio eletrônico da prefeitura de Anápolis-GO, com base nas determinações estabelecidas pela Lei de Acesso à Informação (L.A.I.). Trata-se de abordagem qualitativa, inserida na perspectiva descritiva analítica por meio de estudo de caso na prefeitura de Anápolis-GO. A pesquisa está segmentada em duas etapas: 1) coleta de dados secundários com a investigação de documentos e relatórios disponibilizados no portal da transparência da prefeitura de Anápolis-GO; e 2) dados primários por meio da realização de entrevistas semiestruturadas junto aos gestores públicos do município, visando compreender as oportunidades e os desafios em aplicar a L.A.I.. Observado dados referentes a transparência ativa, pode se inferir que o portal da transparência está em consonância com a lei. Com base na análise da transparência passiva por meio de solicitação de informação via E-SIC, foi observado que esta estrutura não funciona, pois nenhuma das demandas foram atendidas pelo órgão responsável, além da impossibilidade de acompanhar o status do pedido e a presença de dados incompletos. Através da revisão bibliográfica foi constatado que a incipiência em promover ações mais transparentes não são exclusividade de Anápolis-GO, mas uma realidade da maioria dos municípios brasileiros. Os resultados também evidenciam como desafio limitante da transparência: 1) a ausência de parcerias de capacitação; 2) as sucessivas reestruturações internas; 3) as perdas de quadro funcional; e 4) a ausência de sensibilização de servidores no âmbito municipal, o que reforça a cultura do sigilo e baixos níveis de transparência.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.