Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26961
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_NathaliaSgarbosaPinheiroRivero_tcc.pdf4,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A rede municipal de proteção à criança e adolescente : desafios e resultados na construção e implementação de redes intersetoriais para garantia do sistema de direitos
Autor(es): Rivero, Nathália Sgarbosa Pinheiro
Orientador(es): Marques, Sonirza Corrêa
Assunto: Crianças e adolescentes - proteção social
Direitos das crianças
Adolescentes
Administração municipal
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 10-Mar-2021
Referência: RIVERO, Nathália Sgarbosa Pinheiro. A rede municipal de proteção à criança e adolescente: desafios e resultados na construção e implementação de redes intersetoriais para garantia do sistema de direitos. 2019. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Anápolis – GO, 2019.
Resumo: Crianças e adolescentes são reconhecidos como sujeitos de direitos no Brasil, a partir da publicação do ECA, em 1990. Objetivando assegurar e fortalecer a implementação do estatuto, o Conanda publicou em 2006 uma resolução que define a configuração, competência e finalidades do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. A partir deste momento, os municípios se tornaram responsáveis por implantar as redes de proteção integral à criança e adolescente, visando transversalidade e intersetorialidade para a resolução de casos do público infantojuvenil. Com a implantação da rede, as problemáticas e políticas, passam a ser discutidas como um todo, em colegiados compostos por atores de diversos setores do poder público e da sociedade civil. O presente estudo de caso teve por objetivo analisar a construção da rede no município de Campo Limpo Paulista, criando um paralelo à rede em implementação no município de Franco da Rocha. Foram realizadas análises de dados documentais e entrevistas com os principais atores que compõem as redes. O resultado foi a obtenção de informações que auxiliam e incentivam demais municípios a iniciar o processo de construção da rede, evidenciando os maiores desafios para criação da mesma, sugerindo formas de enfrenta-los; discorrendo também sobre o funcionamento e destacando quem são os principais atores que garantem o SGDCA nos municípios.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.