Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2696
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MariaClaudiaOliveiraLima.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto do treinamento no trabalho e suporte organizacional : um estudo de caso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Autor(es): Lima, Maria Claudia Oliveira
Orientador(es): Gonçalves, Rose Mary
Assunto: Treinamento profissional
Pessoal - avaliação
Suporte organizacional
Data de apresentação: 4-Dez-2010
Data de publicação: 31-Jan-2012
Referência: LIMA, Maria Claudia Oliveira. Impacto do treinamento no trabalho e suporte organizacional: um estudo de caso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. 2010. 84 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo geral relacionar os construtos percepção de suporte organizacional e impacto do treinamento no trabalho na avaliação de dois cursos oferecidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região a seus servidores. Os objetivos específicos foram identificar se os servidores perceberam impacto no desempenho no cargo e avaliar a percepção de suporte organizacional. O tipo de pesquisa utilizado foi de natureza quantitativa. Quanto aos fins pode ser considerada descritiva e explicativa e, em relação aos meios, de campo. A amostra foi composta por dois grupos divididos da seguinte forma: Grupo A, 20 servidores que realizaram o curso técnicas de segurança para autoridades; e Grupo B, 37 servidores participantes do curso sistemas GPD e G-DOC. Foram utilizados dois instrumentos de pesquisa cientificamente validados, a saber: escala de Impacto do Treinamento no Trabalho (IMPACT) e escala de Percepção de Suporte Organizacional. Os dados foram analisados com o auxílio de dois aplicativos o Microsoft Excel (Office 2007) e o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 18.0. Através desses programas, foram calculadas medidas descritivas (média, desvios padrão e freqüência) e correlações de Pearson entre as variáveis do estudo. Nos resultados relativos ao impacto no desempenho no cargo, os dois grupos apresentaram impacto positivo, sendo que para o Grupo A o impacto foi maior. Em relação à percepção de suporte organizacional, no que se refere à dimensão relativa às exigências e a carga de trabalho, a opinião da maioria dos servidores da amostra indica que as práticas adotadas pela organização estão próximas das suas expectativas. Já nos demais fatores, os resultados apontam para uma avaliação apenas razoável em relação às políticas adotadas pela organização no que concerne à gestão de desempenho, ao suporte material e às práticas de ascensão, promoção e salários. Por fim, no que diz respeito à relação entre percepção de suporte organizacional e impacto do treinamento no trabalho, foi encontrada correlação negativa entre a dimensão de suporte relativa à carga de trabalho e o impacto do treinamento no trabalho no Grupo B da amostra. Nos demais fatores, não foram observadas correlações significativas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2696
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons