Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26958
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LuceliaCristinaFernandes_tcc.pdf649,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Orçamento participativo : uma análise de sua implementação no município de Cidade Ocidental - GO
Autor(es): Fernandes, Lucélia Cristina
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Orçamento participativo
Cidade Ocidental (GO)
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 10-Mar-2021
Referência: FERNANDES, Lucélia Cristina. Orçamento participativo: uma análise de sua implementação no município de Cidade Ocidental - GO. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, Cavalcante - GO, 2019.
Resumo: O município de Cidade Ocidental do Estado de Goiás introduziu no ano de 2017 sua primeira experiência de orçamento participativo (OP). A gestão participativa enriquece o exercício da democracia através da participação popular. O enfretamento dos problemas de gestão das políticas públicas, especialmente em um nível local, tem sido assumido como fator fundamental. Este é um estudo de caso com abordagem qualitativa e descritiva, utilizou para análise documentos, observação do resultado das demandas, teve o objetivo de analisar a elaboração, o planejamento e a execução do orçamento participativo como ferramenta de gestão, considerando as dificuldades e facilidades do processo. Após análise de toda documentação foi possível perceber que ouve um crescimento da participação popular na segunda edição do Orçamento Participativo, muitas demandas trazidas no ano de 2017 puderam ser atendidas em 2018, demonstrando que a gestão democrática no município funcionou de forma que a população pode intervir nas decisões do poder executivo. Portanto o Orçamento Participativo em Cidade Ocidental é um grande avanço no que diz respeito a prática da democracia participativa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.