Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26951
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LeandroMirandaDeSouza_tcc.pdf444,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Auditoria, controles internos e compliance como ferramentas de transparência e combate à corrupção na administração pública
Autor(es): Souza, Leandro Miranda de
Orientador(es): Oliveira, Valdemir Regis Ferreira de
Assunto: Administração pública
Transparência pública
Compliance
Controle interno
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 9-Mar-2021
Referência: SOUZA, Leandro Miranda de. Auditoria, controles internos e compliance como ferramentas de transparência e combate à corrupção na administração pública. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Anápolis – GO, 2019.
Resumo: O estudo tem como foco, valendo-se da análise de conteúdo de Bardin (1977), demonstrar como os controles internos, a auditoria e a compliance auxiliam na promoção de transparência na Administração Pública e, por conseguinte, contribuem no combate à corrupção. O serviço público tem por objetivo a prestação de serviços à população através dos recursos arrecadados, e é primordial que haja uma administração destes recursos de forma adequada e em benefício dos cidadãos. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica baseada na revisão de literatura, artigos, revistas científicas, doutrina e materiais acadêmicos disponibilizados no portal de periódicos da CAPES. Os objetivos específicos conceituam e interligam a contabilidade, auditoria e compliance, e suas formas de abordagem; descrevem as formas de auditoria, planejamento, programa de auditoria e transparência; e, discorrem sobre controles internos e a estrutura atual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Com o crescimento do mercado e a competitividade cada vez maior, as organizações estão cada vez mais interessadas em métodos e ferramentas inovadoras, com que possam ter uma condução melhor em sua gestão e isso não é diferente na Administração Pública. Conclui-se que o sistema de controle interno, a auditoria e a gestão de compliance são ferramentas importantes na Administração Pública, buscando a transparência em sua gestão e auxiliando o gestor na tomada de decisão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.