Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26938
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MariaHelenaFernandesBorges_tcc.pdf293,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação do idoso no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos oferecido pelo Centro de referência de assistência social (Cras) : uma revisão narrativa
Autor(es): Borges, Maria Helena Fernandes
Orientador(es): Daltro, Paulo José Goes
Assunto: Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
Idosos - qualidade de vida
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 6-Mar-2021
Referência: BORGES, Maria Helena Fernandes. A participação do idoso no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos oferecido pelo Centro de referência de assistência social (Cras): uma revisão narrativa. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O crescimento da população idosa vem alcançando grandes escalas, que desde os anos de 1940 que tal crescimento populacional desta faixa etária vem apontando taxas mais altas, quando comparado com o restante da população. No Âmbito social o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da proteção social básica, sendo em torno dela que esse tipo de serviço se organiza, não somente para os idosos mas para todos que dele necessitam. Um dos serviços ofertados pelos CRAS é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sendo oferecido para crianças a partir de 6 anos; adolescentes, mulheres e idosos, estando em destaque neste trabalho, as atividades ofertadas para os idosos e os benefícios da participação deste na inserção dos grupos de convivência Os dados foram coletados a partir de uma intensa busca pela internet em diversos periódicos nacionais e livros, tais como: Scielo; Google acadêmico; CAPES. Foram analisados de modo qualitativo buscando a singularidade de cada caso a partir das informações colhidas. Dos estudos apontados para mensurar tal questionamento foi possível perceber que das pesquisas apontadas, todas mostraram resultados positivos em relação a participação do idoso em grupos de convivência.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.