Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2693
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarivaneSoaresdeCastroDuarte.pdf432,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de pessoas : bem estar no trabalho no laboratório Sabin
Autor(es): Duarte, Marivane Soares de Castro
Orientador(es): Gonçalves, Rose Mary
Assunto: Administração de pessoal
Bem-estar no trabalho
Data de apresentação: Jun-2011
Data de publicação: 31-Jan-2012
Referência: DUARTE, Marivane Soares de Castro. Gestão de pessoas: bem estar no trabalho no Laboratório Sabin. 2011. 47 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Ao avaliar o seu próprio bem estar o trabalhador pode fazê-lo tanto do ponto de vista cognitivo, quanto do ponto de vista afetivo. Os afetos estão mais relacionados com os aspectos cognitivos. Afetos positivos, como alegria, afeição, orgulho, e afetos negativos, como vergonha, culpa, tristeza, raiva e ansiedade devem ser pesquisados e medidos separadamente nas organizações. Pode-se avaliar também o bem estar psicológico, relacionado à capacidade de realização de cada pessoa, envolvendo competências, além dos sentimentos e que pode oferecer a sensação de vida plena e realizada. A organização pesquisada foi o Laboratório Sabin. A motivação para a realização do estudo foi identificar o bem estar no trabalho dos colaboradores do Laboratório Sabin, de acordo com a prevalência de emoções positivas no trabalho e a percepção que os colaboradores têm sobre elas. O tema foi pesquisado de modo formal, baseado em pesquisa bibliográfica, sobre a gestão de pessoas e o bem estar no trabalho, seguido por uma pesquisa de campo de natureza quantitativa que, do ponto de vista de suas finalidades é de natureza exploratória, envolvendo a interrogação direta dos colaboradores por meio de questionário com perguntas fechadas. Os resultados revelaram que o bem estar psicológico dos colaboradores está acima da média de 2,5 pontos, considerada no questionário, mas a organização pode implementar medidas para melhorar o bem estar subjetivo, observando a questão da equidade e conhecendo melhor a vida pessoal dos colaboradores, pois alguns problemas particulares podem estar interferindo no bem estar no trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons