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dc.contributor.advisorPeixoto, Valdenízia Bento-
dc.contributor.authorMarques, Helem Goerhing-
dc.identifier.citationMARQUES, Helem Goerhing. Educação em tempos de pandemia : um olhar sobre as políticas governamentais para a diversidade discente brasileira. 2020. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo acadêmico propõe uma análise reflexiva das políticas públicas no âmbito dos governos Federal e Distrital voltadas para educação básica durante a crise sanitária advinda da pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2. A metodologia aplicada foi a análise de documentos oficiais publicados em caráter emergencial em função do excepcional momento vivenciado, em conjunto com as normas pré-existentes relativas à educação. Seu objetivo é verificar se a medidas adotadas pelos entes supracitados foram suficientes e eficazes para alcançar toda a diversidade de estudantes que compõe a rede pública de ensino do Distrito Federal durante a pandemia. Realiza-se um histórico de ações governamentais em ambas as esferas relacionadas ao avanço da doença no Brasil e as políticas propostas em paralelo para a área da educação. Analisa-se o parecer 05/2020 elaborado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão ligado ao Ministério da Educação, que propõe diretrizes e orientações mais específicas para a educação brasileira no enfrentamento da crise sanitária mundial. Por fim, aproxima-se de uma série de documentos internos da Secretaria de Educação do Distrito Federal, em destaque o Parecer 33/2020 publicado pelo Conselho de Educação do DF, para que se entenda o alcance das políticas públicas Distritais na inclusão de grupos que representam a diversidade estudantil menos favorecida econômica, social e culturalmente. O intuito dessas análises foi alcançar o entendimento de que as políticas públicas adotadas na pandemia são insuficientes para que todos os estudantes brasileiros da educação básica sejam contemplados em seu direito à educação pública, gratuita, de qualidade e, sobretudo, com isonomia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.titleEducação em tempos de pandemia : um olhar sobre as políticas governamentais para a diversidade discente brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-04T20:51:41Z-
dc.date.available2021-03-04T20:51:41Z-
dc.date.submitted2020-09-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26927-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This academical article proposes a reflective analysis of public policies within the federal and district governments focused on basic education during the health crisis resulting from the pandemic caused by the Sars-CoV-2 virus. The methodology applied was the analysis of official documents published on an emergency basis due to the exceptional moment experienced, in conjunction with pre-existing education laws. Its objective is to verify if the measures adopted by the aforementioned were sufficient and effective to reach all the diversity of students that make up the public school system in the Federal District during a pandemic. For that, it is carried out a history of governmental actions in both spheres related to the advance of the disease in Brazil and the policies proposed in parallel for the area of education. It analyzes Opinion 05/2020 prepared by the National Education Council (CNE), an organ linked to the Ministry of Education, which proposes more specific guidelines and actions for Brazilian education in facing the global health crisis. A series of internal documents from the Federal District Education Secretariat is analyzed, highlighting Opinion 33/2020 published by the Education Council of the Federal District, to understand the scope of district public policies in the inclusion of groups that represent student diversity less favored economically, socially and culturally. Finally, it is hoped to achieve with this analysis the understanding that the public policies adopted in the pandemic are insufficient for all Brazilian students of basic education to be included in their right to public education, free, of quality and, above all, with equality.pt_BR
Aparece na Coleção:Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade



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