Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Peixoto, Valdenízia Bento | - |
dc.contributor.author | Marques, Helem Goerhing | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Helem Goerhing. Educação em tempos de pandemia : um olhar sobre as políticas governamentais para a diversidade discente brasileira. 2020. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo acadêmico propõe uma análise reflexiva das políticas públicas no âmbito dos
governos Federal e Distrital voltadas para educação básica durante a crise sanitária advinda da
pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2. A metodologia aplicada foi a análise de documentos
oficiais publicados em caráter emergencial em função do excepcional momento vivenciado, em
conjunto com as normas pré-existentes relativas à educação. Seu objetivo é verificar se a
medidas adotadas pelos entes supracitados foram suficientes e eficazes para alcançar toda a
diversidade de estudantes que compõe a rede pública de ensino do Distrito Federal durante a
pandemia. Realiza-se um histórico de ações governamentais em ambas as esferas relacionadas
ao avanço da doença no Brasil e as políticas propostas em paralelo para a área da educação.
Analisa-se o parecer 05/2020 elaborado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão
ligado ao Ministério da Educação, que propõe diretrizes e orientações mais específicas para a
educação brasileira no enfrentamento da crise sanitária mundial. Por fim, aproxima-se de uma
série de documentos internos da Secretaria de Educação do Distrito Federal, em destaque o
Parecer 33/2020 publicado pelo Conselho de Educação do DF, para que se entenda o alcance
das políticas públicas Distritais na inclusão de grupos que representam a diversidade estudantil
menos favorecida econômica, social e culturalmente. O intuito dessas análises foi alcançar o
entendimento de que as políticas públicas adotadas na pandemia são insuficientes para que
todos os estudantes brasileiros da educação básica sejam contemplados em seu direito à
educação pública, gratuita, de qualidade e, sobretudo, com isonomia. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Educação em tempos de pandemia : um olhar sobre as políticas governamentais para a diversidade discente brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-04T20:51:41Z | - |
dc.date.available | 2021-03-04T20:51:41Z | - |
dc.date.submitted | 2020-09-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26927 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This academical article proposes a reflective analysis of public policies within the federal and
district governments focused on basic education during the health crisis resulting from the
pandemic caused by the Sars-CoV-2 virus. The methodology applied was the analysis of official
documents published on an emergency basis due to the exceptional moment experienced, in
conjunction with pre-existing education laws. Its objective is to verify if the measures adopted
by the aforementioned were sufficient and effective to reach all the diversity of students that
make up the public school system in the Federal District during a pandemic. For that, it is
carried out a history of governmental actions in both spheres related to the advance of the
disease in Brazil and the policies proposed in parallel for the area of education. It analyzes
Opinion 05/2020 prepared by the National Education Council (CNE), an organ linked to the
Ministry of Education, which proposes more specific guidelines and actions for Brazilian
education in facing the global health crisis. A series of internal documents from the Federal
District Education Secretariat is analyzed, highlighting Opinion 33/2020 published by the
Education Council of the Federal District, to understand the scope of district public policies in
the inclusion of groups that represent student diversity less favored economically, socially and
culturally. Finally, it is hoped to achieve with this analysis the understanding that the public
policies adopted in the pandemic are insufficient for all Brazilian students of basic education to
be included in their right to public education, free, of quality and, above all, with equality. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
|