Título: | Assistência estudantil em xeque : conflitos e condições determinantes para a permanência dos estudantes na Universidade de Brasília - UnB |
Autor(es): | Lima, Giordani Emanuele Carvalho |
Orientador(es): | Faleiros, Vicente de Paula |
Assunto: | Assistência estudantil Vulnerabilidade social Direitos sociais Universidade de Brasília (UnB) |
Data de apresentação: | 27-Jul-2020 |
Data de publicação: | 4-Mar-2021 |
Referência: | LIMA, Giordani Emanuele Carvalho. Assistência estudantil em xeque: conflitos e condições determinantes para a permanência dos estudantes na Universidade de Brasília - UnB. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho trata das relações objetivas e subjetivas entre discentes e Assistência
Estudantil no âmbito da educação superior na Universidade de Brasília. O direito à
assistência estudantil e inter-relações entre cidadania e vulnerabilidade socioeconômica
provoca a discussão sobre os conflitos e as condições de permanência que refletem
diretamente na vida dos discentes atendidos pela Assistência. A metodologia deste estudo
consiste de dois momentos: a) um levantamento bibliográfico elaborado por estudos que
tratam sobre o tema em tela com um recorte temporal dos anos 2014 a 2019; b) um estudo
quali-quantitativo com um universo amostral de 1.859 estudos socioeconômicos solicitados
no 1º semestre, e de 1.996 no 2º semestre do ano de 2018. Este estudo mostrou que: há um
direito considerando todos os aspectos desde a implementação do PNAES (Plano Nacional
de Assistência Estudantil), e antes dele ainda, com a instituição do REUNI (Programa de
Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), Lei de Cotas,
que tenta dirimir o evidente agravamento das expressões da questão social. Evidentemente,
com a expansão das vagas, houve o aumento da demanda pela assistência estudantil
advinda da vulnerabilidade que é estrutural e estruturante da nossa sociedade. Deste modo,
com o tensionamento que a conjuntura socioeconômica brasileira impõe com a redução e
cortes nos recursos para as políticas de educação, os profissionais da assistência estudantil
fazem uma seleção condicionada, e nessas condições, é um desafio e também um impasse
estudar nessas circunstâncias. |
Abstract: | The present work deals with the objective and subjective relations between students and
Student Assistance in the scope of higher education, at the University of Brasília. The right
to student assistance and the interrelationships between citizenship and socioeconomic
vulnerability provokes a discussion about conflicts and conditions of permanence that
directly reflect on the lives of students assisted by Assistance. The methodology of this
study consists of two moments: a) a bibliographic survey prepared by studies that deal with
the topic on screen, with a time frame from the years 2014 to 2019; b) a qualitative and
quantitative study with a sample universe of 1.859 socioeconomic studies requested in the
1st semester and 1.996 in the 2nd semester of 2018. This study showed that: there is a right
considering all aspects since the implementation of the PNAES (National Student
Assistance Plan) and even before that with the institution of REUNI (Program to Support
Federal University Restructuring and Expansion Plans), the Quota Law, which tries to
resolve the evident worsening of the expressions of the social issue. Evidently, with the
expansion of vacancies, there was an increase in the demand for student assistance due to
the vulnerability that is structural and structuring in our society. Thus, with the tension that
the Brazilian socioeconomic environment imposes, with the reduction and cuts in resources
for education policies, student assistance professionals make a conditioned selection, and
under these conditions, it is a challenge and also an impasse to study in these
circumstances. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.