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Título: Assistência estudantil em xeque : conflitos e condições determinantes para a permanência dos estudantes na Universidade de Brasília - UnB
Autor(es): Lima, Giordani Emanuele Carvalho
Orientador(es): Faleiros, Vicente de Paula
Assunto: Assistência estudantil
Vulnerabilidade social
Direitos sociais
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 27-Jul-2020
Data de publicação: 4-Mar-2021
Referência: LIMA, Giordani Emanuele Carvalho. Assistência estudantil em xeque: conflitos e condições determinantes para a permanência dos estudantes na Universidade de Brasília - UnB. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho trata das relações objetivas e subjetivas entre discentes e Assistência Estudantil no âmbito da educação superior na Universidade de Brasília. O direito à assistência estudantil e inter-relações entre cidadania e vulnerabilidade socioeconômica provoca a discussão sobre os conflitos e as condições de permanência que refletem diretamente na vida dos discentes atendidos pela Assistência. A metodologia deste estudo consiste de dois momentos: a) um levantamento bibliográfico elaborado por estudos que tratam sobre o tema em tela com um recorte temporal dos anos 2014 a 2019; b) um estudo quali-quantitativo com um universo amostral de 1.859 estudos socioeconômicos solicitados no 1º semestre, e de 1.996 no 2º semestre do ano de 2018. Este estudo mostrou que: há um direito considerando todos os aspectos desde a implementação do PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil), e antes dele ainda, com a instituição do REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), Lei de Cotas, que tenta dirimir o evidente agravamento das expressões da questão social. Evidentemente, com a expansão das vagas, houve o aumento da demanda pela assistência estudantil advinda da vulnerabilidade que é estrutural e estruturante da nossa sociedade. Deste modo, com o tensionamento que a conjuntura socioeconômica brasileira impõe com a redução e cortes nos recursos para as políticas de educação, os profissionais da assistência estudantil fazem uma seleção condicionada, e nessas condições, é um desafio e também um impasse estudar nessas circunstâncias.
Abstract: The present work deals with the objective and subjective relations between students and Student Assistance in the scope of higher education, at the University of Brasília. The right to student assistance and the interrelationships between citizenship and socioeconomic vulnerability provokes a discussion about conflicts and conditions of permanence that directly reflect on the lives of students assisted by Assistance. The methodology of this study consists of two moments: a) a bibliographic survey prepared by studies that deal with the topic on screen, with a time frame from the years 2014 to 2019; b) a qualitative and quantitative study with a sample universe of 1.859 socioeconomic studies requested in the 1st semester and 1.996 in the 2nd semester of 2018. This study showed that: there is a right considering all aspects since the implementation of the PNAES (National Student Assistance Plan) and even before that with the institution of REUNI (Program to Support Federal University Restructuring and Expansion Plans), the Quota Law, which tries to resolve the evident worsening of the expressions of the social issue. Evidently, with the expansion of vacancies, there was an increase in the demand for student assistance due to the vulnerability that is structural and structuring in our society. Thus, with the tension that the Brazilian socioeconomic environment imposes, with the reduction and cuts in resources for education policies, student assistance professionals make a conditioned selection, and under these conditions, it is a challenge and also an impasse to study in these circumstances.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020.
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