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Título: Motivação no trabalho em tecnologia de informação : o estudo de caso de uma instituição financeira brasileira
Autor(es): Magalhães, Roberto Márcio
Orientador(es): Gonçalves, Rose Mary
Assunto: Motivação no trabalho
Tecnologia da informação - profissionais
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 31-Jan-2012
Referência: MAGALHÃES, Roberto Márcio. Motivação no trabalho em tecnologia de informação: o estudo de caso de uma instituição financeira brasileira. 2011. 55 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: As organizações, por melhores resultados, buscam criar um ambiente de trabalho que favoreça a obtenção de maior produtividade no trabalho de seus colaboradores. Por sua vez, a produtividade se relaciona diretamente ao nível de motivação no trabalho experimentado por tais funcionários. Assim, torna-se necessário buscar a identificação dos fatores que estimulem a força motivacional das pessoas. Este trabalho realizou um estudo de caso em uma instituição financeira brasileira para identificação do nível de motivação de seus trabalhadores em um departamento de tecnologia da informação. Através de uma abordagem quantitativa, com uma amostra de 30 trabalhadores, foi aplicado o questionário IMST – Inventário de Motivação e Satisfação no Trabalho - que tem como referência conceitual o Modelo da Expectativa de Vroom, ou Teoria da Expectativa. Foi aplicado também um questionário com perguntas relacionadas ao perfil socioeconômico dos pesquisados. Após a análise dos dados obtidos, o estudo, amparado no valor encontrado para a força motivacional do grupo, identificou que os colaboradores pesquisados possuem um nível regular de motivação. Associando os resultados relativos à força motivacional média dos colaboradores do departamento pesquisado com a força motivacional de subgrupos amostrais organizados a partir das variáveis destacadas pelo diagnóstico socioeconômico, constatou-se certa regularidade entre os resultados, não havendo, portanto, níveis muito diferenciados de motivação em relação a padrões específicos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância. 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2692
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