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dc.contributor.advisorFaleiros, Vicente de Paula-
dc.contributor.authorAtta, Danielle de Oliveira-
dc.identifier.citationATTA, Danielle de Oliveira. Masculinidades tóxicas em crianças de 5/6 anos: uma desconstrução que perpassa a sala de aula. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo busca analisar a construção de masculinidades tóxicas em crianças da Educação Infantil. Aborda as manifestações da dominação masculina e da superioridade concentrada na figura do homem que ocorrem no ambiente escolar. A pesquisa foi direcionada aos estudantes do sexo masculino de 5/6 anos de idade matriculados no 2º período de uma escola pública de Sobradinho – Distrito Federal. Trata-se de uma proposta de caráter descritivo qualitativo realizada através de um estudo de caso baseado em duas situações de investigação: 1) brincar de faz de conta; 2) compor desenho usando figuras masculinas e femininas. O método deste estudo usa figuras e colagem adequadas à idade dos participantes, com consentimento dos responsáveis. Observou-se que a masculinidade tóxica é algo presente nos discursos e em situações escolares e familiares e que os meninos são desencorajados a demonstrar seus sentimentos. Confirmou-se que a identidade masculina é herdeira de uma espécie de cultura que justifica sua superioridade e seu cotidiano é permeado por ofertas de comportamentos mais agressivos, fortes, duros, de protagonismo e autoridade, em especial voltado para o âmbito público e externo. Nesse sentindo é preciso questionar pedagogicamente as bases da ideologia patriarcal e pensar políticas públicas que trabalhem questões de gênero nas escolas a fim de orientar meninos a cuidarem mais e melhor de si e dos outros.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMasculinidadept_BR
dc.subject.keywordCrianças - comportamento sexualpt_BR
dc.subject.keywordPapel socialpt_BR
dc.subject.keywordFamília e escolapt_BR
dc.titleMasculinidades tóxicas em crianças de 5/6 anos : uma desconstrução que perpassa a sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-04T20:00:19Z-
dc.date.available2021-03-04T20:00:19Z-
dc.date.submitted2020-07-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26919-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study seeks to analyze the construction of toxic masculinities in children in early childhood education. It addresses the manifestations of male domination and superiority concentrated in the figure of man that occur in the school environment. The research was aimed at 5/6 year old male students enrolled in the 2nd period of a public school in Sobradinho - Distrito Federal. It is a qualitative descriptive proposal carried out through a case study based on two research situations: 1) playing pretend; 2) compose drawing using male and female figures. The method of this study uses figures and collage appropriate to the age of the participants, with the consent of those responsible. It was observed that toxic masculinity is present in speeches and in school and family situations and that boys are discouraged from showing their feelings. It was confirmed that the male identity is heir to a kind of culture that justifies its superiority and its daily life is permeated by offers of more aggressive, strong, hard, protagonist and authority behaviors, especially aimed at the public and external spheres. In this sense, it is necessary to pedagogically question the bases of patriarchal ideology and think public policies that work with gender issues in schools in order to guide boys to take better care of themselves and others.pt_BR
Aparece na Coleção:Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade



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