Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Ailta Barros de | - |
dc.contributor.author | Valentim, Camila da Silva Santos e Souza | - |
dc.identifier.citation | VALENTIM, Camila da Silva Santos e Souza. Cartilha: o aprendiz LGBTQIA+ acolhendo a diversidade na organização. 2020. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O direito humano ao trabalho é acompanhado pelo respeito à dignidade, sobretudo à expressão
da sexualidade. A legislação regulamentou o trabalho do jovem aprendiz, o qual tem ampliada
sua chance de primeiro emprego entre os 14 e 24 anos com a obrigatoriedade de contratação
mediante o porte da empresa. Contudo, não obstante ao atendimento normativo e às
características do público jovem, a empresa deve aprender a acolher conjuntamente a
sexualidade de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais e assexuais –
LGBTQIA+. O presente material objetiva introduzir para os colaboradores, sobretudo de
recursos humanos, os elementos para gestão da diversidade e da aprendizagem de jovens no
ambiente da empresa. Foi realizada pesquisa bibliográfica e normativa e abordagem expositiva
com tradução do conhecimento técnico em formato de cartilha. O conteúdo apresentado
constituiu-se do marco teórico e normativo acerca da caracterização do público jovem e
LGBTQIA+, valorização das diversidades, comprometimento da alta gestão, compromisso
social, direitos trabalhistas, postura no tratamento e ações de incentivo e combate ao
preconceito. A cartilha mostra os elementos necessários para aprimorar o ambiente profissional
de modo que seja aprimorado para acolher as novas relações humanas e de trabalho, em
especial, abrindo-se para a diversidade e a juventude. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | LGBTQIAP+ | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jovens - trabalho | pt_BR |
dc.title | Cartilha : o aprendiz LGBTQIA+ acolhendo a diversidade na organização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-04T00:55:49Z | - |
dc.date.available | 2021-03-04T00:55:49Z | - |
dc.date.submitted | 2020-07-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26905 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The human right to work is followed by respect for dignity, especially the expression of
sexuality. The law requires companies to hire young apprentices, which increases the chance
of first job at the age of 14 to 24. In this way, companies must adapt to deal with the young
worker and their sexual diversity of lesbians, gays, bisexuals, transsexuals, queers, intersexuals
and asexuals - LGBTQIA +. This material aims to introduce to employees, especially human
resources, to the elements for managing diversity and learning for young people in the employer
environment. Bibliographic and normative research and expository approach were carried out
with technical knowledge translation in booklet format. The content presented was constituted
by the theoretical and normative framework about the characterization of the young and
LGBTQIA + public, appreciation of diversity, commitment from top management, social
commitment, labor rights, posture in the treatment and actions to encourage and combat
prejudice. Faced with new human and work relationships the booklet shows the elements
necessary to improve the professional environment and welcome diversity and youth. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
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