Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de | - |
dc.contributor.author | Silva, Thallita de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thallita de Oliveira. Egressos do sistema socioeducativo e a questão racial: uma revisão de literatura com apontamentos para programas de acompanhamento. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Um dos objetivos das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato
infracional, regulamentadas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo
(SINASE), é “a integração social do adolescente e a garantia de seus direitos individuais e
sociais” (BRASIL, 2012). No entanto, o que se tem percebido no trabalho com os (as)
adolescentes em cumprimento e encerramento da medida socioeducativa é que essa integração
pouco acontece. Por isso, esta revisão de literatura pretendeu entender, com mais
aprofundamento, o que tem sido pesquisado sobre egressos da medida socioeducativa de
internação e o que as pesquisas têm mostrado como relevante para construção de um
programa de acompanhamento dos egressos. Além disso, também foi analisado como os
estudos têm abordado a questão racial no que diz respeito à vivência dos egressos e à
elaboração e execução das políticas voltadas para este público. Percebeu-se que o Estado não
tem interesse em mudar a realidade da população negra e investir para que jovens periféricos
possam trilhar trajetórias que sigam na contramão da criminalidade. A maioria dos jovens
egressos teve acesso reduzido a seus direitos antes de receber uma medida socioeducativa, a
medida de internação não é suficiente para atender todas as demandas necessárias para um
retorno ao convívio em comunidade e no término da medida o jovem se vê totalmente sem
apoio estatal, porque quase não há programas de apoio a ele. A vivência da estigmatização
apareceu bastante nos resultados, mas não foi aprofundada como uma questão racial.
Concluiu-se que urge garantir aos egressos, a partir de um programa de acompanhamento
específico e de forma integrada, políticas públicas de educação, lazer, cultura, esporte, saúde,
trabalho e moradia que proporcionem possibilidades reais de promoção da condição de sujeito
contribuindo para que eles e elas trilhem caminhos fora da criminalidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.title | Egressos do sistema socioeducativo e a questão racial : uma revisão de literatura com apontamentos para programas de acompanhamento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-02T22:50:54Z | - |
dc.date.available | 2021-03-02T22:50:54Z | - |
dc.date.submitted | 2020-09-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26902 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | One of the objectives of the socio-educational measures aimed at adolescents who commit an
infraction, regulated by the National System of Social and Educational Assistance (SINASE),
is “the social integration of adolescents and the guarantee of their individual and social rights”
(BRASIL, 2012). However, what has been perceived in the work with adolescents in
compliance and closure of the socio-educational measure is that this integration happens little.
For this reason, this literature review intended to understand, in more depth, what has been
researched about egress of the socio-educational measure deprivation of liberty and what
research has shown to be relevant for the construction of a program for monitoring egress. In
addition, it was also analyzed how studies have addressed the racial issue with regard to the
experience of egress and the development and implementation of policies aimed at this
audience. It was noticed that the State has no interest in changing the reality of the black
population and investing so that young peripheral people can follow trajectories that go
against criminality. Most of the young egress had reduced access to their rights before
receiving a socio-educational measure, the internment measure is not enough to meet all the
demands necessary for a return to living in community and at the end of the measure the
young person finds himself totally without support because there are almost no support
programs for it. The experience of stigmatization appeared a lot in the results, but it was not
deepened as a racial issue. It was concluded that there is an urgent need to guarantee to the
egress, from a specific and integrated monitoring program, public policies on education,
leisure, culture, sport, health, work and housing that provide real possibilities for promoting
the condition of subject contributing to let them and they take paths out of crime. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
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