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dc.contributor.advisorChaves, Marjorie Nogueira-
dc.contributor.authorRamos, Rayssa Marjory Rocha-
dc.identifier.citationRAMOS, Rayssa Marjory Rocha. O racismo institucional no processo de escolarização pública cívico-militar no Distrito Federal. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2020.pt_BR
dc.description.abstractPor meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, este artigo tem por objetivo revisitar os conceitos de racismo institucional na educação, correlaciona-los à implementação da gestão compartilhada através do modelo cívico-militar em escolas públicas de regiões periféricas do Distrito Federal e evidenciar alguns efeitos desse fenômeno para estudantes negros, após o deferimento do Decreto nº 9.665/2019, assinado pelo governo brasileiro, representado pelo então Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordEducação militarpt_BR
dc.subject.keywordMilitarizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.titleO racismo institucional no processo de escolarização pública cívico-militar no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-02T22:34:24Z-
dc.date.available2021-03-02T22:34:24Z-
dc.date.submitted2020-06-30-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26899-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1By means of a documental and bibliographical research, this paper has the objective of revisiting the concepts of institutional racism in education, correlating them to the implementation of shared management through the joint civilian-military model in public schools from peripheral regions of Distrito Federal and underlining some resulting effects of this phenomenon for black students after the approval of the Decree 9.665/2019, signed by the Brazilian government, represented by the then President of the Republic, Jair Messias Bolsonaro.pt_BR
Aparece na Coleção:Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade



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