Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Chaves, Marjorie Nogueira | - |
dc.contributor.author | Ramos, Rayssa Marjory Rocha | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Rayssa Marjory Rocha. O racismo institucional no processo de escolarização pública cívico-militar no Distrito Federal. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, este artigo tem por objetivo revisitar os
conceitos de racismo institucional na educação, correlaciona-los à implementação da gestão
compartilhada através do modelo cívico-militar em escolas públicas de regiões periféricas do
Distrito Federal e evidenciar alguns efeitos desse fenômeno para estudantes negros, após o
deferimento do Decreto nº 9.665/2019, assinado pelo governo brasileiro, representado pelo
então Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação militar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Militarização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.title | O racismo institucional no processo de escolarização pública cívico-militar no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-02T22:34:24Z | - |
dc.date.available | 2021-03-02T22:34:24Z | - |
dc.date.submitted | 2020-06-30 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26899 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | By means of a documental and bibliographical research, this paper has the objective of
revisiting the concepts of institutional racism in education, correlating them to the
implementation of shared management through the joint civilian-military model in public
schools from peripheral regions of Distrito Federal and underlining some resulting effects of
this phenomenon for black students after the approval of the Decree 9.665/2019, signed by the
Brazilian government, represented by the then President of the Republic, Jair Messias
Bolsonaro. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
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