Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Araújo, Neuza de Farias | - |
dc.contributor.author | Sousa, Luzinete Pereira de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Luzinete Pereira de. A percepção sobre equidade no ambiente escolar. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa participante busca focalizar os aspectos fundamentais acerca da
percepção sobre a equidade no ambiente escolar a partir estudantes adolescentes
da 2ºsérie do ensino médio regular de uma escola pública localizada em Taguatinga,
no Distrito Federal. Analisou-se o contexto da instituição de ensino e as
participações realizadas ocorreram a partir de sugestões vindas da gestão escolar
ao considerar a relevância dos assuntos e sua relação com o currículo a ser
desenvolvido com os estudantes da 2º série. A pesquisa considerou ainda o respeito
ao lugar de fala de cada estudante durante a participação em palestras, momentos
de estudo e produção de textos, ressaltando a importância desses espaços na
escola para promoção de uma plena cidadania. A relevância do problema acerca da
equidade possibilita repensar a maneira pela qual a escola influencia mudanças
estruturais que envolvem a construção de possibilidades de inclusão e respeito ao
próximo. O Objetivo geral da presente pesquisa foi analisar a percepção dos
adolescentes sobre a equidade no ambiente escolar com os estudantes do Centro
de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB) de Taguatinga-DF, para isso, foram
utilizados, vídeos, textos e falas de estudantes. É uma pesquisa qualitativa com
procedimentos metodológicos de pesquisa documental, bibliográfica e empírica
dentro da pesquisa participante. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - Distrito Federal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | A percepção sobre equidade no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-01T20:37:09Z | - |
dc.date.available | 2021-03-01T20:37:09Z | - |
dc.date.submitted | 2020-07-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26882 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This participant research seeks to focus on the fundamental aspects about the perception of
equity in the school environment from adolescent students of the 2nd grade of regular high
school in a public school located in Taguatinga, in the Federal District. The context of the
educational institution was analyzed and the interventions carried out were based on
suggestions from school management when considering the relevance of the subjects and
their relationship with the curriculum to be developed with 2nd grade students. The research
also considered the respect for the place of speech of each student during the participation in
lectures, moments of study and production of texts, emphasizing the importance of these
spaces in the school for the promotion of full citizenship. The relevance of the problem about
equity makes it possible to rethink the way in which the school influences structural changes
that involve the construction of possibilities for inclusion and respect for others. The general
objective of the present research was to analyze the adolescents' perception about equity in
the school environment with the students of the Ave Branca High School (CEMAB) in
Taguatinga-DF. It is a qualitative research with methodological procedures for documentary,
bibliographic and empirical research within the participant research. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
|