Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26880
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MauraLucianeSouza_tcc.pdf1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A Experiência do Programa Escola da Terra como política pública de formação continuada de profissionais que atuam em escolas do campo da rede pública de ensino do Distrito Federal
Autor(es): Souza, Maura Luciane C.
Orientador(es): Santos, Clarice Aparecida dos
Assunto: Educação do campo
Educação continuada
Políticas públicas educacionais
Educação - Distrito Federal
Data de apresentação: 29-Jul-2020
Data de publicação: 1-Mar-2021
Referência: SOUZA, Maura Luciane C. A Experiência do Programa Escola da Terra como política pública de formação continuada de profissionais que atuam em escolas do campo da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo compartilhar a experiência concebida, coletivamente, no processo de implantação do Programa de formação continuada Escola da Terra-DF, a partir da oferta do curso de formação continuada de professores e professoras que atuam nas escolas do campo da rede pública distrital de ensino, entre 2018 e 2019. A ação se materializou por meio de articulação tripartite, regime de colaboração e parceria entre o Ministério da Educação do Brasil, a Universidade de Brasília - UnB/FUP e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília, Brasil. Esse empreendimento envolveu caminhos para a sensibilização e mobilização da rede de escolas do campo e suas instâncias decisórias, realização de ajustes necessários, reconhecimento das contradições e possibilidades, planejamento de ações contextualizadas e o fomento da construção coletiva. A perspectiva metodológica da Alternância Pedagógica se apresenta como caminho e desafio institucional, assim como o acompanhamento pedagógico na dinâmica territorial e de funcionamento das escolas do campo. A busca de inter-relações entre a matriz curricular do curso, a diversidade e pluralidade das áreas do conhecimento, os graus de complexidade da Educação do Campo e o acúmulo das vivências e práticas pedagógicas das educadoras e educadores das escolas do campo/cursistas são elementos constitutivos desse percurso formativo. A apresentação da presente experiência passa, preliminarmente, pelo contexto de constituição e implementação da política pública de Educação Básica do Campo no âmbito do governo do Distrito Federal, no qual é possível constatar importantes avanços, incluindo os relativos à formação continuada. Entretanto, a relação entre os diversos elementos revela fragilidades, limitações e possibilidades consubstanciadas em marcos regulatórios recentes e a se conquistar.
Abstract: This work aimed to share the experience conceived, collectively, in the implantation process of the Continuing Education Program Escola da Terra-DF, from the offer of the continuing education course of teachers who work in schools in the field of the public district network between 2018 and 2019. The action materialized through tripartite articulation, collaboration and partnership between the Ministry of Education of Brazil, the University of Brasilia de Planaltina - UnB / FUP and the State Department of Education of the District Federal, Brasilia, Brazil. This undertaking involved ways to raise awareness and mobilize the network of field schools and their decision-making bodies, making necessary adjustments, recognizing contradictions and possibilities, planning contextualized actions and promoting collective construction. The methodological perspective of Pedagogical Alternation presents itself as an institutional path and challenge, as well as pedagogical monitoring in the territorial dynamics and functioning of field schools. The search for interrelationships between the curricular matrix of the course, the diversity and plurality of areas of knowledge, the degrees of complexity of Field Education and the accumulation of experiences and pedagogical practices of teachers in field schools / course participants are elements constitutive of this formative path. The presentation of the present experience goes, preliminarily, through the context of constitution and implementation of the public policy of Basic Education of the Field within the scope of the Federal District government, in which it is possible to verify important advances, including those related to continuing education. However, the relationship between the various elements reveals weaknesses, limitations and possibilities embodied in recent regulatory milestones to be conquered.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.