Título: | A Experiência do Programa Escola da Terra como política pública de formação continuada de profissionais que atuam em escolas do campo da rede pública de ensino do Distrito Federal |
Autor(es): | Souza, Maura Luciane C. |
Orientador(es): | Santos, Clarice Aparecida dos |
Assunto: | Educação do campo Educação continuada Políticas públicas educacionais Educação - Distrito Federal |
Data de apresentação: | 29-Jul-2020 |
Data de publicação: | 1-Mar-2021 |
Referência: | SOUZA, Maura Luciane C. A Experiência do Programa Escola da Terra como política pública de formação continuada de profissionais que atuam em escolas do campo da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo compartilhar a experiência concebida, coletivamente,
no processo de implantação do Programa de formação continuada Escola da Terra-DF, a
partir da oferta do curso de formação continuada de professores e professoras que atuam
nas escolas do campo da rede pública distrital de ensino, entre 2018 e 2019. A ação se
materializou por meio de articulação tripartite, regime de colaboração e parceria entre o
Ministério da Educação do Brasil, a Universidade de Brasília - UnB/FUP e a Secretaria
de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília, Brasil. Esse empreendimento
envolveu caminhos para a sensibilização e mobilização da rede de escolas do campo e
suas instâncias decisórias, realização de ajustes necessários, reconhecimento das
contradições e possibilidades, planejamento de ações contextualizadas e o fomento da
construção coletiva. A perspectiva metodológica da Alternância Pedagógica se apresenta
como caminho e desafio institucional, assim como o acompanhamento pedagógico na
dinâmica territorial e de funcionamento das escolas do campo. A busca de inter-relações
entre a matriz curricular do curso, a diversidade e pluralidade das áreas do conhecimento,
os graus de complexidade da Educação do Campo e o acúmulo das vivências e práticas
pedagógicas das educadoras e educadores das escolas do campo/cursistas são elementos
constitutivos desse percurso formativo. A apresentação da presente experiência passa,
preliminarmente, pelo contexto de constituição e implementação da política pública de
Educação Básica do Campo no âmbito do governo do Distrito Federal, no qual é possível
constatar importantes avanços, incluindo os relativos à formação continuada. Entretanto,
a relação entre os diversos elementos revela fragilidades, limitações e possibilidades
consubstanciadas em marcos regulatórios recentes e a se conquistar. |
Abstract: | This work aimed to share the experience conceived, collectively, in the implantation
process of the Continuing Education Program Escola da Terra-DF, from the offer of the
continuing education course of teachers who work in schools in the field of the public
district network between 2018 and 2019. The action materialized through tripartite
articulation, collaboration and partnership between the Ministry of Education of Brazil,
the University of Brasilia de Planaltina - UnB / FUP and the State Department of
Education of the District Federal, Brasilia, Brazil. This undertaking involved ways to
raise awareness and mobilize the network of field schools and their decision-making
bodies, making necessary adjustments, recognizing contradictions and possibilities,
planning contextualized actions and promoting collective construction. The
methodological perspective of Pedagogical Alternation presents itself as an institutional
path and challenge, as well as pedagogical monitoring in the territorial dynamics and
functioning of field schools. The search for interrelationships between the curricular
matrix of the course, the diversity and plurality of areas of knowledge, the degrees of
complexity of Field Education and the accumulation of experiences and pedagogical
practices of teachers in field schools / course participants are elements constitutive of this
formative path. The presentation of the present experience goes, preliminarily, through
the context of constitution and implementation of the public policy of Basic Education of
the Field within the scope of the Federal District government, in which it is possible to
verify important advances, including those related to continuing education. However, the
relationship between the various elements reveals weaknesses, limitations and
possibilities embodied in recent regulatory milestones to be conquered. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.