Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26856
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TatianaKorsackDaRosa_tcc.pdf313,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Limites e desafios na gestão da coleta seletiva no município de Alto Paraíso de Goiás
Autor(es): Rosa, Tatiana Korsack da
Orientador(es): Cunha, Meire Cristina
Assunto: Coleta seletiva de lixo
Resíduos sólidos
Educação ambiental
Alto Paraíso (GO)
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 24-Fev-2021
Referência: ROSA, Tatiana Korsack da. Limites e desafios na gestão da coleta seletiva no município de Alto Paraíso de Goiás. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Alto Paraíso de Goiás, por ser uma cidade turística e apelo ambiental, tem seus problemas como qualquer outra cidade, e com isto, buscou-se analisar dentro do contexto do Plano Nacional de Resíduos Sólidos que impôs que os municípios são os responsáveis pela coleta e destinação adequado do lixo produzido, identificar como o município tem tratado esta problemática, assim como, observar a participação da sociedade no processo de coleta seletiva. Buscou-se, também, fazer uma análise da inclusão social dos catadores envolvidos no processo. Quais os limites e os desafios que município enfrenta frente a gestão dos resíduos sólidos urbanos. Observações, visitas e entrevistas foram realizadas com representantes da administração pública e os responsáveis pela coleta seletiva, utilizando-se métodos quali-quantitativa de natureza descritiva, chegou-se à conclusão de que o município possuir um sistema de coleta seletiva, existe inclusão social, mas que seu maior desafio está em fazer com que a sociedade participe de forma mais efetiva, e tenha consciência ambiental, para tornar a coleta seletiva no município mais eficaz e eficiente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.