Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26847
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AirtonGasparinPerettiJunior_tcc.pdf759,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As lições aprendidas do projeto piloto SAD/SISFRON e sua aplicação para os planejamentos das próximas fases
Autor(es): Peretti Junior, Airton Gasparin
Orientador(es): Machado, Maurício Abe
Assunto: Gestão de projetos
Exército brasileiro
Monitoramento de vídeo
Data de apresentação: 5-Out-2020
Data de publicação: 24-Fev-2021
Referência: PERETTI JUNIOR, Airton Gasparin. As lições aprendidas do projeto piloto SAD/SISFRON e sua aplicação para os planejamentos das próximas fases. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: As lições aprendidas consistem no conhecimento adquirido durante um projeto que mostra como os eventos foram abordados ou devem ser abordados no futuro, com o objetivo de melhorar o desempenho futuro de um projeto. Sua aplicação é relevante para gerir o conhecimento, permitindo evitar erros já cometidos em projetos anteriores, assim como retomar os acertos. O Exército Brasileiro tem envidado esforços no sentido de orientar sua política subsetorial para o cumprimento de sua missão constitucional, empregando um processo de transformação norteado por seus programas estratégicos. Dentre os Programas Estratégicos do Exército encontra-se o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras – SISFRON, que se constitui em um Programa Estratégico do Exército Brasileiro que tem como propósito fortalecer a presença e a capacidade de monitoramento e de ação do Estado na faixa de fronteira terrestre. Nesse contexto, o presente trabalho procura identificar quais as lições aprendidas do Projeto Piloto de Sensoriamento e Apoio à Decisão (SAD) do SISFRON mais apropriadas para serem empregadas nas fases seguintes. O trabalho foi realizado mediante uma pesquisa documental das lições aprendidas, relatórios de validação e demais documentos elaborados durante o planejamento, iniciação e implantação do projeto piloto SAD/SISFRON. A pesquisa é de natureza exploratória, possui uma abordagem qualitativa e utiliza o método da pesquisa documental e da observação participante. Como resultados da pesquisa foram identificadas lições aprendidas do projeto piloto SAD/SISFRON que foram apropriadamente empregadas nas fases seguintes. Espera-se que este estudo adicione conhecimentos ao campo de Gestão do Conhecimento em Projetos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Projetos



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.