Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/26847
Título: | As lições aprendidas do projeto piloto SAD/SISFRON e sua aplicação para os planejamentos das próximas fases |
Autor(es): | Peretti Junior, Airton Gasparin |
Orientador(es): | Machado, Maurício Abe |
Assunto: | Gestão de projetos Exército brasileiro Monitoramento de vídeo |
Data de apresentação: | 5-Out-2020 |
Data de publicação: | 24-Fev-2021 |
Referência: | PERETTI JUNIOR, Airton Gasparin. As lições aprendidas do projeto piloto SAD/SISFRON e sua aplicação para os planejamentos das próximas fases. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | As lições aprendidas consistem no conhecimento adquirido durante um projeto que mostra
como os eventos foram abordados ou devem ser abordados no futuro, com o objetivo de
melhorar o desempenho futuro de um projeto. Sua aplicação é relevante para gerir o
conhecimento, permitindo evitar erros já cometidos em projetos anteriores, assim como retomar
os acertos. O Exército Brasileiro tem envidado esforços no sentido de orientar sua política
subsetorial para o cumprimento de sua missão constitucional, empregando um processo de
transformação norteado por seus programas estratégicos. Dentre os Programas Estratégicos do
Exército encontra-se o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras – SISFRON, que se
constitui em um Programa Estratégico do Exército Brasileiro que tem como propósito fortalecer
a presença e a capacidade de monitoramento e de ação do Estado na faixa de fronteira terrestre.
Nesse contexto, o presente trabalho procura identificar quais as lições aprendidas do Projeto Piloto
de Sensoriamento e Apoio à Decisão (SAD) do SISFRON mais apropriadas para serem
empregadas nas fases seguintes. O trabalho foi realizado mediante uma pesquisa documental
das lições aprendidas, relatórios de validação e demais documentos elaborados durante o
planejamento, iniciação e implantação do projeto piloto SAD/SISFRON. A pesquisa é de
natureza exploratória, possui uma abordagem qualitativa e utiliza o método da pesquisa
documental e da observação participante. Como resultados da pesquisa foram identificadas
lições aprendidas do projeto piloto SAD/SISFRON que foram apropriadamente empregadas
nas fases seguintes. Espera-se que este estudo adicione conhecimentos ao campo de Gestão do
Conhecimento em Projetos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Projetos
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.