Título: | A competência reflexiva na formação inicial de professores de espanhol |
Autor(es): | Santos, Gilha Crispim Cardoso dos |
Orientador(es): | Rabasa Fernández, Yamilka |
Assunto: | Professores - formação Professores universitários Língua espanhola |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 23-Fev-2021 |
Referência: | SANTOS, Gilha Crispim Cardoso dos. A competência reflexiva na formação inicial de professores de espanhol. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A proposta desse trabalho é compreender e observar a competência reflexiva durante
o processo inicial de formação de alunos de Letras-Espanhol de uma universidade
pública do Centro-Oeste e verificar se há espaço para o seu desenvolvimento e se,
de fato, é colocada em prática no processo de formação desses professores, em
consonância com programas e ementas de disciplinas nessa licenciatura e com o
estipulado em documentos legislativos do Brasil. Para realizar nosso objetivo fizemos,
primeiramente, um levantamento bibliográfico sobre a formação de professores em
cursos de Letras no Ensino Superior e também sobre as competências necessárias e
esperadas desse futuro professor (tanto linguístico-comunicativas quanto
profissionais), com foco na competência reflexiva. Entendendo a importância desse
processo inicial de formação, em um segundo momento aplicamos questionários para
compreender, na prática, se a reflexividade tem espaço durante o contato do aluno
com a licenciatura, a nossa motivação surgiu da observação da realidade vivida pelos
próprios alunos dessa universidade. As implicações desse trabalho, acreditamos que
podem servir de alerta para que nossas licenciaturas tenham um olhar mais atento
que promova ações mais eficazes e de qualidade que impactem realmente o processo
formativo inicial dos futuros profissionais de Espanhol Língua Estrangeira no Brasil. |
Resumén: | La propuesta de este trabajo es comprender y observar la competencia
reflexiva durante el proceso inicial de formación de alumnos de Letras-Español de una
universidad pública del Centro-Oeste y verificar si hay espacio para su desarrollo y si,
de hecho, es colocada en práctica en el proceso de formación de estos profesores, en
consonancia con programas y contenidos de disciplinas en esa licenciatura y con lo
estipulado en documentos legislativos de Brasil. Para realizar nuestro objetivo
hicimos, primero, un levantamiento bibliográfico sobre la formación de profesores en
cursos de Letras en la Enseñanza Superior y también sobre las competencias
necesarias y esperadas de ese futuro profesor (tanto lingüístico-comunicativo como
profesional), con foco en la competencia reflexiva. En un segundo momento aplicamos
cuestionarios para comprender, en la práctica, si la reflexividad tiene espacio durante
el contacto del alumno con la licenciatura, nuestra motivación surgió de la observación
de la realidad vivida por los propios alumnos de esa universidad. Las implicaciones de
este trabajo, creemos que pueden servir de alerta para que nuestras licenciaturas
tengan una mirada más atenta y promuevan acciones más eficaces y de calidad que
impacten realmente el proceso formativo inicial de los futuros profesionales de
Español Lengua Extranjera en Brasil. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Letras Espanhol, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Espanhol
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.