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Título: Professores assediadores : o assédio sexual na Universidade de Brasília
Autor(es): Ferraz, Ana Carolina Mattos de Sousa
Orientador(es): Almeida, Patrícia Cristina Pinheiro de
Assunto: Assédio sexual
Violência contra as mulheres
Mulheres - violência
Universidade de Brasília (UnB)
Professores universitários
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 23-Fev-2021
Referência: FERRAZ, Ana Carolina Mattos de Sousa. Professores assediadores: o assédio sexual na Universidade de Brasília. 2017. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho é um estudo realizado através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, sobe a ocorrência de casos de assédio sexual na Universidade de Brasília, praticados por professores com as estudantes mulheres. Utilizou-se um questionário online disponibilizado para alunas dos quatro campus: Faculdade do Gama -FGA, Faculdade de Ceilândia- FCE, Faculdade de Planaltina- FUP e Darcy Ribeiro, com intuito de coletar os dados dos casos ocorridos e do conhecimento de lugares de apoio às vítimas. Os resultados demonstraram um índice estarrecedor da prática da violência contra a mulher no ambiente acadêmico, principalmente a questão o assédio sexual ligado a relação hierárquica de professor e aluna. Além as evidencias, a precariedade de políticas de responsabilização e protocolos, dentro dos campus acadêmicos, voltadas a orientação, prevenção e apoio as vítimas. Esse cenário no meio acadêmico e cientifico é responsável por promover políticas machistas e sexistas, favorecendo o silenciamento, através da insegurança, medo, principalmente de retaliações, fomentado pela falta de apoio efetivo e eficiente por parte universidade para essas estudantes.
Abstract: This work is a qualitative and quantitative study, based on the occurrence of sexual harassment cases at the University of Brasilia, practiced by teachers with female students. An online questionnaire was made available to students from the four campuses: FGA, FCE, FUP and Darcy Ribeiro, in order to collect the data of the cases occurred and the knowledge of places of support to the victims. The results showed a staggering index of the practice of violence against women in the academic environment, especially the issue of sexual harassment linked to the hierarchical relationship of teacher and student. In addition to the evidence, the precariousness of accountability policies and protocols, within academic campuses, aimed at orientation, prevention and support to victims. This scenario in the academic and scientific milieu is responsible for promoting sexist and sexist policies, favoring the silencing, through insecurity, fear, mainly of retaliation, fomented by the lack of effective and efficient support by the university for these students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.
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