Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26838
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ThaisCristinaCamposSantos_tcc.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos da estimulação vestibular na extensão de cabeça de crianças com paralisia cerebral
Autor(es): Santos, Thaís Cristina Campos
Orientador(es): Toledo, Aline Martins de
Coorientador(es): Souza, Patrícia Pinheiro
Assunto: Paralisia cerebral
Estímulo vestibular
Controle motor e controle postural
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 23-Fev-2021
Referência: SANTOS, Thaís Cristina Campos. Efeitos da estimulação vestibular na extensão de cabeça de crianças com paralisia cerebral. 2019. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: O controle da cabeça é o primeiro grande marco motor observado durante o desenvolvimento da criança. Crianças com paralisia cerebral (PC) apresentam significativas alterações no controle postural, sendo que a dificuldade no controle da cabeça é claramente evidenciada. Objetivo: O objetivo do presente estudo é verificar a influência do estímulo vestibular no controle cervical em crianças com paralisia cerebral nível V do GMFCS. Métodos: Dezoito crianças com idade de 7 a 36 meses foram aleatoriamente alocadas em dois grupos: controle e experimental. Durante um período de oito semanas, cada grupo realizou oito sessões de 30 minutos de intervenção motora baseada no Método Neuroevolutivo – Conceito Bobath, sendo o grupo experimental complementado por um programa de estimulação vestibular doméstica com um balanço comercial tipo jumper, essa atividade era executada cinco vezes por semana durante 10 minutos. As crianças foram avaliadas por meio da análise cinemática de extensão de cabeça realizada por vídeo, onde foram analisados o tempo de elevação, sustentação e queda de cabeça. Resultados: Não houve diferenças significativas entre o tempo de elevação (GE p=0,767 / GC p=0,086), sustentação (GE p=0,066/ GC p=0,859) e queda da cabeça (GE p= / GC p= 0,767) em nenhum dos grupos analisados. Porém observou-se aumento do tempo de sustentação. Conclusão: Os resultados obtidos neste estudo permitem concluir que a estimulação vestibular favoreceu o tempo de sustentação da cabeça e não surtiu efeito nos tempos de elevação e queda da cabeça.
Abstract: Introduction: Head control is the first major motor mark observed during the child's development. Children with cerebral palsy (CP) present significant changes in postural control, and the difficulty in controlling the head is clearly evidenced. Objective: The objective of the present study is to verify the influence of the vestibular stimulus on cervical control in children with GMFCS level V cerebral palsy. Methods: Eighteen children aged 7 to 36 months were randomly allocated into two groups: control and experimental. During a period of eight weeks, each group performed eight 30-minute sessions of motor intervention based on the Neuroevolutionary Method - Bobath Concept, the experimental group being complemented by a program of domestic vestibular stimulation with a jumper-type commercial balance, this activity was performed five times per week for 10 minutes. The children were evaluated through the kinematic analysis of head extension performed by video, where the time of elevation, support and head fall were analyzed. Results: There was no difference between the time of elevation (GE p = 0,767 / GC p = 0,086), support (GE p = 0,066 / GC p = 0,859) and head fall (GE p = / GC p = 0,767) in none of the groups analyzed. However, it was observed an increase of the time of sustentation. Conclusion: The results obtained in this study allow to conclude that the vestibular stimulation favored the head support time and did not have an effect on the times of head elevation and fall.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fisioterapia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.