Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26829
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CarlosMagnoDeCarvalhoCorrea_tcc.pdf2,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Repercussões da implantação da metodologia do planejamento baseado em capacidades para o sistema de planejamento estratégico do exército e seus reflexos para a gestão do portfólio estratégico
Autor(es): Corrêa, Carlos Magno de Carvalho
Orientador(es): Machado, Marco Antônio de Abreu
Assunto: Planejamento estratégico
Exército brasileiro
Portfólios (Ações)
Data de apresentação: 29-Set-2020
Data de publicação: 23-Fev-2021
Referência: CORRÊA, Carlos Magno de Carvalho. Repercussões da implantação da metodologia do planejamento baseado em capacidades para o sistema de planejamento estratégico do exército e seus reflexos para a gestão do portfólio estratégico. 2020. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente estudo buscou analisar as repercussões da implantação da metodologia do Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) para o Sistema de Planejamento Estratégico do Exército (SIPLEx), bem como os reflexos para a gestão do Portfólio Estratégico do Exército. O trabalho é composto inicialmente pela apresentação do SIPLEx, de aspectos da gestão do Portfólio Estratégico do Exército, do PBC e de aspectos da cultura organizacional do Exército Brasileiro. Em seguida são abordados os procedimentos metodológicos utilizados para se alcançar os objetivos de estudo. Por ocasião da apresentação e discussão dos resultados, utilizando-se a estrutura do SIPLEx as repercussões decorrentes da mudança de paradigma de planejamento estratégica e seus reflexos para a gestão do portfólio estratégico do Exército. Os resultados corroboraram com o que o entendimento do EB, de que é possível a harmonização entre as metodologias, apresentando aperfeiçoamentos nas fases do SIPLEx e na gestão do portfólio. O estudo apontou a necessidade da implantação de um sistema de gestão estratégica que contemple o planejamento estratégico, sua execução e medição de desempenho.
Abstract: The present study sought to analyze the repercussions of the implementation of the Capacity Based Planning (PBC) methodology for the Army's Strategic Planning System (SIPLEx), as well as the reflexes for the management of the Army's Strategic Portfolio. The work is initially composed by the presentation of SIPLEx, aspects of the management of the Army's Strategic Portfolio, the PBC and aspects of the organizational culture of the Brazilian Army. Next, the methodological procedures used to achieve the study objectives are discussed. During the presentation and discussion of the results, using the SIPLEx structure, the repercussions resulting from the change in the strategic planning paradigm and its consequences for the management of the Army's strategic portfolio. The results corroborated with the understanding of EB, that it is possible to harmonize the methodologies, showing improvements in the phases of SIPLEx and in the management of the portfolio. The study pointed out the need to implement a strategic management system that includes strategic planning, its execution and performance measurement.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Projetos



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.