Título: | A pesquisa operacional na gestão de transporte do Exército Brasileiro : a otimização aplicada no módulo transporte do projeto estratégico SIGELOG |
Autor(es): | Monteiro, Andréa Valéria Cervantes de Oliveira |
Orientador(es): | Kimura, Herbert |
Assunto: | Exército brasileiro Logística de transporte Estratégia |
Data de apresentação: | 31-Ago-2020 |
Data de publicação: | 23-Fev-2021 |
Referência: | MONTEIRO, Andréa Valéria Cervantes de Oliveira. A pesquisa operacional na gestão de transporte do Exército Brasileiro: a otimização aplicada no módulo transporte do projeto estratégico SIGELOG. 2020. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O Exército Brasileiro e seus diversos órgãos se voltam cada vez mais para a modernização de
suas tecnologias, o que implica a busca de dados processados com significados para soluções
de problemas na tomada de decisões. Vivemos a era do Big Data, da grande quantidade de
dados, da facilidade de armazenamento em nuvem de dados. Nesse contexto, existem as
ferramentas de Business Intelligence (BI), que convertem dados brutos em dashboards e
relatórios, e de Data Science, que emprega métodos científicos para exploração de dados,
estabelecimento de hipóteses e seus respectivos testes, simulações e modelagens estatísticas.
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma aplicação dessa ciência dos dados, entendendoa como um caminho para a nova realidade da otimização, ou seja, buscar a racionalização nos
processos de transporte com economia de recursos. Para tal, utiliza a metodologia da Pesquisa
Operacional, tanto com métodos exatos, a exemplo do problema do caixeiro viajante com a
utilização da programação linear inteira (PPLI), quanto com métodos heurísticos
(aproximativos), como o de Clarke e Wright (1964), para otimizar rotas na entrega de
suprimentos pelo Sistema de Transporte do Exército Brasileiro. Os resultados da pesquisa
mostraram que o módulo de Transporte do SIGELOG permite obter informações de
rastreamento da carga; de fluxo de demanda de todas as classes de suprimento, entre as Regiões
Militares e dentro delas, permitindo análise da cadeia de suprimento e sendo, portanto, um
benefício a sua utilização tanto no nível nacional, quanto no regional. A pesquisa mostra
também a necessidade de implementação de melhorias no processo de transporte,
principalmente no que diz respeito à capacitação e à arrumação das cargas dentro dos veículos
e, por último, aponta para uma economia de recursos significativa possibilitada pela utilização
de um modelo matemático de roteirização. |
Abstract: | The Brazilian Army and its various bodies are increasingly turning to the modernization of
their technologies, which implies the search for processed data with meanings for solving
problems in decision making. We live in the era of Big Data, the large amount of data, the ease
of data cloud storage. In this context, there are Business Intelligence (BI) tools, which convert
raw data into dashboards and reports, and Data Science, which employs scientific methods for
data exploration, hypothesis establishment and their respective tests, simulations and statistical
modeling. This work aims to present an application of this data science, understanding it as a
path to the new reality of optimization, that is, to seek rationalization in transportation
processes with economy of resources. To this end, it uses the Operational Research
methodology, both with exact methods, such as the traveling salesman problem with the use of
the entire linear programming (PPLI), and with heuristic (approximate) methods, such as
Clarke and Wright (1964), to optimize routes in the delivery of supplies by the Brazilian Army's
Transport System. The research results showed that the SIGELOG Transport module allows to
obtain cargo tracking information; demand flow of all classes of supply, between and within
the Military Regions, allowing analysis of the supply chain and, therefore, a benefit to its use
both at the national and regional levels. The research also shows the need to implement
improvements in the transport process, mainly with regard to the training and storage of loads
inside vehicles and, finally, it points to a significant saving of resources made possible by the
use of a mathematical model of scripting. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. |
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