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Título: A pesquisa operacional na gestão de transporte do Exército Brasileiro : a otimização aplicada no módulo transporte do projeto estratégico SIGELOG
Autor(es): Monteiro, Andréa Valéria Cervantes de Oliveira
Orientador(es): Kimura, Herbert
Assunto: Exército brasileiro
Logística de transporte
Estratégia
Data de apresentação: 31-Ago-2020
Data de publicação: 23-Fev-2021
Referência: MONTEIRO, Andréa Valéria Cervantes de Oliveira. A pesquisa operacional na gestão de transporte do Exército Brasileiro: a otimização aplicada no módulo transporte do projeto estratégico SIGELOG. 2020. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O Exército Brasileiro e seus diversos órgãos se voltam cada vez mais para a modernização de suas tecnologias, o que implica a busca de dados processados com significados para soluções de problemas na tomada de decisões. Vivemos a era do Big Data, da grande quantidade de dados, da facilidade de armazenamento em nuvem de dados. Nesse contexto, existem as ferramentas de Business Intelligence (BI), que convertem dados brutos em dashboards e relatórios, e de Data Science, que emprega métodos científicos para exploração de dados, estabelecimento de hipóteses e seus respectivos testes, simulações e modelagens estatísticas. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma aplicação dessa ciência dos dados, entendendoa como um caminho para a nova realidade da otimização, ou seja, buscar a racionalização nos processos de transporte com economia de recursos. Para tal, utiliza a metodologia da Pesquisa Operacional, tanto com métodos exatos, a exemplo do problema do caixeiro viajante com a utilização da programação linear inteira (PPLI), quanto com métodos heurísticos (aproximativos), como o de Clarke e Wright (1964), para otimizar rotas na entrega de suprimentos pelo Sistema de Transporte do Exército Brasileiro. Os resultados da pesquisa mostraram que o módulo de Transporte do SIGELOG permite obter informações de rastreamento da carga; de fluxo de demanda de todas as classes de suprimento, entre as Regiões Militares e dentro delas, permitindo análise da cadeia de suprimento e sendo, portanto, um benefício a sua utilização tanto no nível nacional, quanto no regional. A pesquisa mostra também a necessidade de implementação de melhorias no processo de transporte, principalmente no que diz respeito à capacitação e à arrumação das cargas dentro dos veículos e, por último, aponta para uma economia de recursos significativa possibilitada pela utilização de um modelo matemático de roteirização.
Abstract: The Brazilian Army and its various bodies are increasingly turning to the modernization of their technologies, which implies the search for processed data with meanings for solving problems in decision making. We live in the era of Big Data, the large amount of data, the ease of data cloud storage. In this context, there are Business Intelligence (BI) tools, which convert raw data into dashboards and reports, and Data Science, which employs scientific methods for data exploration, hypothesis establishment and their respective tests, simulations and statistical modeling. This work aims to present an application of this data science, understanding it as a path to the new reality of optimization, that is, to seek rationalization in transportation processes with economy of resources. To this end, it uses the Operational Research methodology, both with exact methods, such as the traveling salesman problem with the use of the entire linear programming (PPLI), and with heuristic (approximate) methods, such as Clarke and Wright (1964), to optimize routes in the delivery of supplies by the Brazilian Army's Transport System. The research results showed that the SIGELOG Transport module allows to obtain cargo tracking information; demand flow of all classes of supply, between and within the Military Regions, allowing analysis of the supply chain and, therefore, a benefit to its use both at the national and regional levels. The research also shows the need to implement improvements in the transport process, mainly with regard to the training and storage of loads inside vehicles and, finally, it points to a significant saving of resources made possible by the use of a mathematical model of scripting.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
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