Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26811
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LoyaneCaldasLopes_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)400,45 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de-
dc.contributor.authorLopes, Loyane Caldas-
dc.identifier.citationLOPES, Loyane Caldas. O uso de recursos didáticos na motivação da aprendizagem em ciências. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem, objetivou-se investigar a percepção de estudantes e professores de ciências sobre a relação entre o uso de recursos didáticos diferenciados e a motivação para aprender. Para tanto, fez-se um estudo qualitativo com 10 estudantes de 8° ano e 2 professores de ciências de uma escola pública de Planaltina-DF, que responderam a questionários que continham questões sobre uso de recursos didáticos diferenciados e a motivação da aprendizagem em ciências. Os resultados indicaram para as docentes que a utilização de recursos didáticos diferenciados aumenta a atenção e a participação dos estudantes, bem como, relacionar o conteúdo ao dia-a-dia dos alunos é uma estratégia frequente que utilizam, juntamente com o livro didático, data show e vídeos. Essa pesquisa também indicou que a falta de material e o tempo exigido para a confecção dos recursos é elemento dificultador para a realização de atividades diversificadas nas aulas. Os estudantes relataram que as aulas que mais gostaram são aquelas em que participam, se divertem e aprendem, indicando a pertinência da integração entre uso de recursos didáticos diferenciados, participação ativa dos estudantes, motivação e aprendizagem. Observou-se, portanto, haver relação entre o uso de recursos didáticos diferenciados e a motivação para aprender.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRecursos didáticospt_BR
dc.subject.keywordMotivação na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordMaterial didáticopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.titleO uso de recursos didáticos na motivação da aprendizagem em ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-22T12:27:30Z-
dc.date.available2021-02-22T12:27:30Z-
dc.date.submitted2019-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26811-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Considering the importance of motivation in the teaching-learning process, the objective was to investigate the perception of students and science teachers about the relationship between the use of differentiated didactic resources and the motivation to learn. For that, a qualitative study was carried out with 10 8th grade students and 2 2 science teachers from a public school in Planaltina-DF, who answered questionnaires that contained questions about the use of differentiated didactic resources and the motivation of learning in science. The results indicated for teachers that the use of differentiated teaching resources increases the attention and participation of the students, as well as, to relate the content to the students' daily life is a frequent strategy that they use, together with the textbook, date show and videos. This research also indicated that the lack of material and the time required to make the resources is a difficult element to carry out different activities in the classroom. The students reported that the classes they liked best are those in which they participate, amuse themselves and learn, indicating the pertinence of the integration between use of differentiated didactic resources, active student participation, motivation and learning. Therefore, there was a relationship between the use of differentiated didactic resources and the motivation to learn.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.