Título: | Khymeia : um jogo digital educativo para smartphones no ensino de ciências |
Autor(es): | Lopes, Joaquim Ferreira |
Orientador(es): | Falcomer, Viviane Aparecida da Silva |
Assunto: | Jogos digitais Jogos educativos Ciências - estudo e ensino |
Data de apresentação: | Jul-2019 |
Data de publicação: | 22-Fev-2021 |
Referência: | LOPES, Joaquim Ferreira. Khymeia: um jogo digital educativo para smartphones no ensino de ciências. 2019. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo digital educativo para smartphones no ensino de ciências direcionado para estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A relevância de propor este produto está relacionada a frequente utilização de smartphones no dia a dia dos estudantes pela carência de recursos didáticos digitais disponíveis para ser usado pelos docentes, principalmente na área de ciências ou química. O resultado obtido é um jogo de plataforma baseado em jogos já conhecidos, com história simples e cativante, de forma que o jogador consiga ter imersão e compreensão para superar os desafios propostos no jogo através da apropriação do conhecimento fundamentado nas metas de aprendizagem e objetivos instrucionais do jogo para os conceitos de densidade e misturas. A vantagem deste jogo tornar-se público em comparação aos jogos proprietários que são destinados a públicos fechados, possibilitando, que não somente o estudante jogue, mas toda a comunidade que tenha interesse, permitindo que seja utilizado em diversos momentos seja dentro ou fora da escola. A utilização do jogo no ensino formal pode gerar curiosidade e interesse em pesquisar mais sobre o assunto para o estudante. |
Abstract: | This work aimed to develop an educational digital game for smartphones in the teaching of sciences directed to students of the final years of elementary school. The relevance of proposing this product is related to the frequent use of smartphones in the day to day of the students due to the lack of digital didactic resources available to be used by the professors, especially in the field of science or chemistry. The result is a platform game based on already known games, with a simple and captivating story, so that the player can have immersion and understanding to overcome the challenges proposed in the game through the appropriation of knowledge based on Learning goals and instructional objectives of the game for the concepts of density and mixtures. The advantage of this game is to become public in comparison to the proprietary games that are intended for closed audiences, allowing, that not only the student play, but the entire community that has interest, allowing it to be used at various times In or out of school. The use of the game in formal education can generate curiosity and interest in researching more about the subject for the student. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
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