Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rocha, Ana Clara Bonini | - |
dc.contributor.author | Rezende, Alanna Maria Luciano | - |
dc.contributor.author | Godoi, Vittor Michel de Sousa | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, Alanna Maria Luciano; GODOI, Vittor Michel de Sousa. Identificação e caracterização de ações de extensão vigentes nos cursos de fisioterapia das Instituições de Ensino Superior Públicas do Centro-Oeste. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: A Extensão Universitária permite aos estudantes vivenciarem a aplicação dos conhecimentos teóricos apreendidos durante a convivência com a sociedade através do diálogo. As diretrizes para a extensão universitária na educação superior brasileira garantem teoricamente a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, o que para a Fisioterapia já estava sugerido desde o ano de 2002 pelas suas diretrizes curriculares com a integração da extensão como atividade complementar a sua matriz curricular. Objetivo: Identificar e caracterizar as ações de extensão vigentes nos cursos de Fisioterapia em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas localizadas na Região do Centro-Oeste do Brasil. Método: Buscas na Internet (1) pelo website do Ministério da Educação pelas IES públicas com oferta do Curso Graduação em Fisioterapia; (2) pelo website de cada IES sobre o registro das ações de extensão vigentes. Caracterização pela descrição, período, tipo e modelos de extensão. Dados organizados em planilhas do Microsoft Office 2016 e submetidos a descrição de frequências e percentuais e análise qualitativa. Resultados: Seis (06) IES públicas ofertam o Curso de Graduação em Fisioterapia no Centro-Oeste e estão de domínio público 49 ações de extensão vigentes, sendo a maioria delas do tipo Projetos de Extensão de Ação Contínua (PEAC) no modelo multidisciplinar e especialista da Fisioterapia. Conclusão: as ações de extensão universitárias vigentes nos cursos de graduação em Fisioterapia localizados na Região Centro-Oeste tiveram prevalência no estado do Goiás e foram ausentes no Mato Grosso. O maior número de IES públicas estão concentradas em Goiás. A UniRV compôs o quadro com maior número de atividades vigentes. Prevaleceram as do tipo PEAC, mas também se encontrou eventos, cursos e prestação de serviços. As IES apresentaram em websites institucionais uma aba referente a ações de extensão, entretanto muitas estavam desatualizadas ou incompletas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituições de ensino superior | pt_BR |
dc.title | Identificação e caracterização de ações de extensão vigentes nos cursos de fisioterapia das Instituições de Ensino Superior Públicas do Centro-Oeste | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-20T14:32:47Z | - |
dc.date.available | 2021-02-20T14:32:47Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07-08 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/26792 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: University Extension allows students to experience an application of prehistoric knowledge during a life with society through dialogue. The guidelines for university extension in Brazilian higher education guarantee, theoretically, the inseparability of teaching-research-extension, for the practice of intensive therapy since the year 2002, by the discipline of curricular subjects. Objective: To identify and characterize the extension actions in the Physiotherapy courses in Higher Education Institutions (HES). Method: Internet searches (1) through the website the Education Ministry of the publics HEIs in Central-West region of Brazil with a course offering a degree in Physiotherapy; (2) the website of each HES on the registration of the existing extension actions. Characterizations by description, period, type and extension models. Data organized into Microsoft Office 2016 spreadsheets and submitted to a description of frequencies and percentages and qualitative analysis. Results: Six (06) publics HEIs offer the Physical therapy Undergraduate Course in and 49 public extension actions are in the public domain, being one of the multi-disciplinary or Physiotherapy specialist models of Continuous Action Extension Projects (CAEP). Conclusion: The undergraduate courses in Physiotherapy are more intense in the state of Goiás and are absent in Mato Grosso. The largest number of HEIs are concentrated in Goiás, and UniRV composed the chart with the highest number of activities in force. Prevail as the CAEP type, but it is also an events, curses and provision of services, in multidisciplinary majorities. The HEIs in their institutional sites have a tab for extension actions, but many have been outdated or incomplete. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fisioterapia
|