Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2679
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DeborahvonJakitsch.pdf2,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O artista e a cidade : Athos Bulcão e Brasília
Autor(es): Jakitsch, Deborah von
Orientador(es): Santos, Mariza Veloso Motta
Assunto: Bulcão, Athos, 1918-2008
Educação patrimonial
Brasília (DF)
Arte e sociedade
Patrimônio cultural
Data de apresentação: 11-Nov-2011
Data de publicação: 30-Jan-2012
Referência: JAKITSCH, Deborah von. O artista e a cidade: Athos Bulcão e Brasília. 2011. 134 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Qual a parcela da população de Brasília que conhece e que preserva o patrimônio de Athos Bulcão? A forma com a qual o seu acervo é visto e considerado pelos habitantes da cidade foi a grande questão motivadora desta pesquisa, o que engendrou uma pesquisa sobre a gestão do seu patrimônio na cidade, sobre o impacto das suas obras em Brasília, e sobre como sua arte apresenta elementos de alguns dos principais movimentos artísticos da primeira metade do Século XX. Para isso, foi analisado o contexto da construção da capital federal e a evolução da sua carreira como artista, na tentativa de compreender o porquê das suas obras de arte serem vistas de determinada forma pelos brasilienses, e de propor a educação patrimonial como forma de valorização do conjunto de obras de Athos Bulcão na cidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons