Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26773
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_NataliaRodriguesCorado_tcc.pdf946,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfomance macroeconômica e aprovação presidencial : uma estimação da função popularidade para o Brasil
Autor(es): Corado, Natália Rodrigues
Orientador(es): Bertussi, Geovana Lorena
Coorientador(es): Batista, Luis Guilherme Alho
Assunto: Presidentes - Brasil
Macroeconomia
Brasil. Presidente (1995-2002 : Fernando Henrique)
Brasil. Presidente (2019-2022 : Jair Bolsonaro)
Brasil. Presidente (2003-2011 : Lula)
Brasil. Presidente (2011-2016 : Dilma Rousseff)
Política econômica - Brasil
Data de apresentação: 24-Jan-2020
Data de publicação: 18-Fev-2021
Referência: CORADO, Natália Rodrigues. Perfomance macroeconômica e aprovação presidencial: uma estimação da função popularidade para o Brasil. 2020. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esse trabalho teve como intento investigar como variáveis econômicas são capazes de afetar as percepções dos cidadãos acerca da performance de um chefe de estado. Para tanto, duas abordagens foram adotadas. A primeira consistiu na exposição de uma narrativa destinada a expor uma visão geral do mandato de cada presidente (de FHC a Bolsonaro) através do relato de seus principais eventos e de como estes poderiam estar vinculados a flutuações de popularidade. A segunda abordagem assumiu a forma de um modelo econométrico elaborado para servir como uma função popularidade para o Brasil, cobrindo o período que se estende de 1995 a 2019. Os resultados desta análise empírica substanciam que a aprovação de um governo pela população é sensível a variações da taxa de desemprego, mas não a variações da taxa de inflação. O presente trabalho contribuiu para a literatura em razão de ter compreendido o período mais longo já analisado em trabalhos do gênero para o Brasil. Ademais, foi também a primeira vez em que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff foi incluído na estimação da função popularidade para o Brasil. Os resultados obtidos a partir do modelo revelaram que o evento exerceu impacto significante na taxa de aprovação de Dilma entre os cidadãos brasileiros.
Abstract: This work intended to investigate how economic variables are able to affect citizens' perceptions of a chief of state's performance. In order to do so, two approaches were adopted. The first one consisted in the exposition of a narrative which aimed to convey a general overview of each president's mandate (from FHC to Bolsonaro) through an account of its main events and how they could possibly be linked to popularity fluctuations. The second approach assumed the form of an econometric model designed to serve as a popularity function for Brazil covering the period extending from 1995 to 2019. The results of this empirical analysis substantiate that people's approval of a government are sensitive to variations of the unemployment rate but not to variations of the inflation rate. This work provided contribution to the literature by virtue of comprising the longest period ever analyzed in works of this kind for Brazil. Moreover, it was also the first time that the impeachment of ex-president Dilma Rousseff was included in an estimation of a popularity function for Brazil. The results obtained revealed that the event exerted a significant impact on Dilma's rate of approval among Brazilian citizens.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.