Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26764
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GabrielPereiraMendonca_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)413,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Primeiros socorros nas escolas : ponderações a partir de uma revisão bibliográfica
Autor(es): Mendonça, Gabriel Pereira
Orientador(es): Araújo Filho, Glauco Falcão de
Assunto: Primeiros socorros
Acidentes
Educação física escolar
Data de apresentação: 8-Jul-2019
Data de publicação: 15-Fev-2021
Referência: MENDONÇA, Gabriel Pereira. Primeiros socorros nas escolas: ponderações a partir de uma revisão bibliográfica. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os acidentes são acontecimentos não intencionais que atingem todos os grupos sociais e podem ocorrer no nosso dia-a-dia, podendo levar a escoriações, lesões, males súbitos e até mesmo a morte. A maneira como é realizada os primeiros socorros são essenciais para definir como será o estado da vítima até a chegada do corpo emergência responsável. As aulas de Educação Física, de fato, potencializam a ocorrência de acidentes, pois, a atividade física, a estrutura ou até mesmo os materiais, podem causar certos incidentes. Tendo em vista que esses acontecimentos podem ocorrer no nosso cotidiano este trabalho objetiva, a partir de uma revisão bibliográfica, analisar a efetividade das ações de inclusão de educação em saúde sobre primeiros socorros, suas possíveis vantagens, desvantagens e principais causas no ambiente escolar a partir das produções científicas contidas na base de dados do Google Acadêmico referentes a primeiros socorros e a inclusão desses conceitos no ambiente escolar. Foram consultados artigos publicados entre os anos de 2014 e 2019 da língua portuguesa. Foram selecionados cinco estudos que fundamentaram a pesquisa, sendo estes duas revisões bibliográficas e três artigos pesquisas de campo. A importância desses conteúdos dentro do âmbito educacional é de grande valor. Sendo assim, pode-se concluir que a inclusão dessa disciplina no ambiente educacional é de extrema importância para todo e qualquer ambiente, inclusive o escolar.
Abstract: Accidents are unintentional events that affect all social groups and can occur in our daily lives, leading to abrasions, injuries, sudden illnesses and even death. The way first aid is performed is essential to define how the victim's condition will be until the arrival of the responsible emergency body. Physical Education classes, in fact, potentiate the occurrence of accidents, because physical activity, structure or even materials, can cause certain incidents. Considering that these events can occur in our daily life, this work aims, from a bibliographical review, to analyze the effectiveness of the actions of inclusion of health education on first aid, its possible advantages, disadvantages and main causes in the school environment from of the scientific productions contained in the Google Scholar database for first aid and the inclusion of these concepts in the school environment. Articles published between the years 2014 and 2019 in the Portuguese language were consulted. Five studies were selected that supported the research, being these two bibliographical reviews and three articles field research. The importance of these contents within the educational scope is of great value. Thus, it can be concluded that the inclusion of this discipline in the educational environment is of extreme importance for any and all environments, including school.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.