Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26762
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FernandaMonicaBarbosaDosSantos_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Eritropoietina na atividade física : uma revisão com ênfase na dopagem genética
Autor(es): Santos, Fernanda Mônica Barbosa dos
Orientador(es): Bex, Luciana Hagstrom
Assunto: Glicoproteínas
Esportes
Dopagem em esportes
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 15-Fev-2021
Referência: SANTOS, Fernanda Mônica Barbosa dos. Eritropoietina na atividade física: uma revisão com ênfase na dopagem genética. 2019. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A eritropoietina (EPO) é uma glicoproteína produzida pelo rim e sua produção é estimulada por hipóxia. Sua principal função é regular a eritropoiese, aumentando assim a formação de eritrócitos maduros a partir das células progenitoras eritróides na medula óssea. A forma sintética da EPO, a Eritropoietina Recombinante Humana (rhEPO) está disponível comercialmente desde o final da década de 80. Além da sua utilização na clínica médica, ela passou a ser usada como instrumento de dopagem por atletas desejando melhorar o rendimento esportivo através da maior produção de eritrócitos o que permite um melhor transporte de oxigênio. Com o avanço da tecnologia, passou-se a utilizar a terapia gênica como instrumento de dopagem genética. O gene da EPO é um dos candidatos alvo e acredita-se que ele já vem sendo utilizado no meio esportivo. A Agência Mundial Anti-dopagem (WADA, do inglês World Anti-Doping Agency) já proibe a dopagem genética e estimula pesquisas que melhorem a detecção não só das substâncias proibidas, mas também dos métodos utilizando a terapia gênica. Os riscos do aumento da síntese de EPO no organismo, seja através de injeções da forma sintética, seja através da introdução do gene da EPO no corpo, envolvem sobrecarga cardiovascular. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sobre o uso da EPO no esporte, com ênfase na dopagem genética. Esse estudo se justifica, pois além dos perigos para a saúde dos atletas, a dopagem com a EPO vai contra os princípios competitivos justos éticos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.