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Título: Corporeidade e gênero : a menina na educação física escolar
Autor(es): Magela, Eduarda de Sousa
Orientador(es): Almeida, Dulce Maria Filgueira de
Assunto: Estudantes
Corporeidade
Feminismo
Educação física escolar
Data de apresentação: 3-Jul-2019
Data de publicação: 15-Fev-2021
Referência: MAGELA, Eduarda de Sousa. Corporeidade e gênero: a menina na educação física escolar. 2019. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O trabalho teve como objetivo compreender a corporeidade de meninos e meninas nas aulas de educação física em uma escola pública do DF, situada em uma comunidade cujo perfil socioeconômico é de baixa renda (Riacho Fundo I). O foco do olhar foi a questão de gênero, partindo-se da inquietação inicial da precária participação de meninas nas práticas da Educação Física. A pesquisa de campo foi realizada com base em um trabalho de observação direta e em conversas informais, além de entrevistas, sem roteiro definido. A turma observada possuía 32 alunos, numa faixa-etária entre 12 e 13 anos, do 6° ano do ensino fundamental. Foram observadas as aulas de Educação física durante um mês e meio e as coletas de dados foram feitas a partir de entrevistas com os alunos e consoante as notas de campo, foco das observações realizadas. Como resultados aponta-se que durante as aulas de educação física há verificação de situações de discriminação entre meninos e meninas, que se evidenciam por práticas de segregação durante o uso de determinados espaços físicos pela segregação do espaço (um dos exemplos é que a única quadra esportiva da escola é monopolizada pelos meninos); além do uso de expressões discriminatórias e preconceituosas entre ambos (meninos e meninas, mas sobretudo em relação às meninas). Tais aspectos incorrem no fato de que as meninas não se sentem motivadas a participarem das aulas de Educação Física, forjando-se assim, uma situação complexa para o grupo, a professora e a própria escola.
Abstract: The objective of this study was to understand the corporeality of boys and girls in physical education classes in a public school in the Federal District, located in a community whose socioeconomic profile is low income (Riacho Fund I). The focus of the survey was the gender issue, starting from the initial concern of the precarious participation of girls in the practices of Physical Education. Field research was carried out based on direct observation and informal conversations, as well as interviews, without a definite script. The observed group had XX students, in an age group between 12 and 13 years, of the 6th year of the elementary school. Physical Education classes were observed for a month and a half and the data collection was done from interviews with the students and according to the field notes, focus of the observations made. As a result, it is pointed out that during physical education classes, there is a verification of situations of discrimination between boys and girls, which are evidenced by the segregation of space (use of the single court only by boys); besides the use of discriminatory and prejudiced expressions between both boys and girls, but especially in relation to girls. These aspects are affected by the fact that girls do not feel motivated to participate in Physical Education classes, thus forging a complex situation for the group, the teacher and the school itself.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
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