Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26754
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_WilliamCamaraBernardinoDaSilva_tcc.pdf2,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Azul Dilacerado : o grotesco, abjeto e estranho por meio da cianotipia
Autor(es): Silva, William Câmara Canto Bernardino da
Orientador(es): Araújo, Nivalda Assunção de
Assunto: Cianotipia
Fotografia
Data de apresentação: 10-Dez-2018
Data de publicação: 14-Fev-2021
Referência: SILVA, William Câmara Canto Bernardino da. Azul Dilacerado: o grotesco, abjeto e estranho por meio da cianotipia. 2018. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A pesquisa prático/teórica deste TCC consiste na investigação sobre o grotesco, o abjeto e o estranho por meio da cianotipia. O azul, predominante dessa técnica fotográfica, potencializa a temática de esconder e evidenciar o assunto que é as formas de ver o estranho, o abjeto e o grotesco e dá uma outra dimensão no trabalho na questão do jogo estético depois das colagens iniciais, feitas com impressões de fotos, utilizadas como ponto de partida do trabalho artístico. O processo prático foi desenvolvido no laboratório de fotografia ao longo do semestre devido à particularidade da técnica. Os cianótipos foram revelados em papel de algodão, 300g, e recortados posteriormente. Todas as impressões foram aproveitadas, pois optei em priorizar o conjunto de imagens com a variedade de tonalidades e detalhes. Elas se relacionam, se completam pois enriquecem a composição, os contrastes, criando um certo estranhamento. A montagem das 47 imagens no espaço da galeria procura mostrar um cuidado formal e a ideia de uma grande colagem construída de fragmentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons