Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26744
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DaviBarbosa_tcc.pdf435,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O conceito de independência de bancos centrais e a questão da autonomia do Banco Central do Brasil
Autor(es): Barbosa, Davi José Lacerda
Orientador(es): Freddo, Daniela
Assunto: Banco Central do Brasil
Bancos centrais
Autonomia financeira
Moeda
Política monetária
Data de apresentação: 15-Abr-2020
Data de publicação: 12-Fev-2021
Referência: BARBOSA, Davi José Lacerda. O conceito de independência de bancos centrais e a questão da autonomia do Banco Central do Brasil. 2020. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A questão da independência de bancos centrais tem sido uma seminal ao longo da história das ciências econômicas, à qual pesquisadores, praticantes e leigos têm retornado, de tempos em tempos, durante a história da disciplina. Esta monografia apresenta alguns artigos seminais tanto da literatura teórica quanto da literatura empírica relativos à independência de bancos centrais e examina a história recente do Banco Central do Brasil tendo em mente a questão da independência da autoridade monetária. Por fim, são feitas críticas a respeito das justificações atuais da noção de independência de bancos centrais e é sugerida uma distinção entre os conceitos de “autonomia” e “independência”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.