Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26731
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JaquelineVieira_JuliaElias_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)229,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comparação da funcionalidade física, força de preensão manual e fadiga percebida em sobreviventes de câncer de mama praticantes e não praticantes de treinamento resistido
Autor(es): Elias, Júlia de Moraes
Vieira, Jaqueline
Orientador(es): Oliveira, Ricardo Jacó de
Assunto: Mamas - câncer
Câncer - pacientes
Exercícios físicos para mulheres
Neoplasias
Reabilitação
Data de apresentação: 9-Jul-2019
Data de publicação: 10-Fev-2021
Referência: VIEIRA, Jaqueline; ELIAS, Júlia de Moraes. Comparação da funcionalidade física, força de preensão manual e fadiga percebida em sobreviventes de câncer de mama praticantes e não praticantes de treinamento resistido. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O câncer de mama representa a principal causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras desde de 1979. E o tratamento e os próprios tumores geram várias toxicidades, efeitos colaterais e mudanças na homeostase do organismo, este sofrendo com alterações hormonais e sistêmicas. Um dos efeitos colaterais que mais afeta o organismo é a fadiga, ela é prevalente em 80-90% dos pacientes oncológicos tratados com quimioterapia e/ou radioterapia (Borges et al., 2018). O presente tem como objetivo esclarecer melhor os benefícios que o treinamento resistido é capaz de proporcionar sobre a fadiga percebida, força de preensão manual e funcionalidade física em sobreviventes de CM. A amostra do presente estudo foi composta por 17 mulheres sobreviventes de câncer de mama selecionadas a rede hospitalar pública e/ou privada. As participantes foram divididas em dois grupos, 8 voluntárias que realizava treinamento resistido regularmente há pelo menos 6 meses (Grupo treinado - GT) e 9 voluntárias sedentárias (Grupo Controle - GC). Os resultados foram significativos apenas na fadiga física. A força de preensão manual e funcionalidade não tiveram diferenças significativas entre os dois grupos. No entanto temos um prévio resultado de que o treinamento resistido pode ajudar na melhora da fadiga.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.