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2018_CamillaSantosDantas_tcc.pdf2,69 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorHargreaves, Lisa Minari-
dc.contributor.authorDantas, Camilla Santos-
dc.identifier.citationDANTAS, Camilla Santos. Histórias pintadas: ateliê de pintura com idosos acolhidos. 2018. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractDe acordo com as pesquisas realizadas pelo IBGE (2016), a população idosa cada dia cresce mais no Brasil e em breve tende a ultrapassar em curto prazo, em números, a população jovem. Para haver um ambiente propício que abarque todas as necessidades dessa população crescente, é preciso, primeiramente desvencilhar-se de certos preconceitos que existem em nossa sociedade que prejudicam direta e indiretamente o grupo de pessoas mais velhas. Uma das crenças errôneas mais comuns é acreditar que, com a velhice, as pessoas param de se desenvolver cognitivamente e se tornam incapazes de aprender. Considerando uma necessidade cada vez maior de incluir pessoas idosas nos ambientes de aprendizagem e estímulo do intelecto, não se pode deixar de fora a cultura, que é um importante componente quando se fala sobre conhecimento. De acordo com a Constituição Federal, todo brasileiro deve ter direito à cultura. Mas será que todo brasileiro de fato tem acesso incondicional a uma cultura ligada às artes, que é tão importante para o ser humano? Percebe-se que existe uma elite artística que afasta grupos sociais não inseridos nesse núcleo que é muitas vezes favorecido, causando, portanto, uma dificuldade no veículo da arte à comunidade de idosos brasileiros. Além de uma dificuldade de propagação que afeta negativamente essas pessoas há uma contribuição com a perpetuação do preconceito social acerca deste grupo. Devido ao fato de muitos idosos conviverem diariamente com dificuldades relacionadas à saúde, falta de apoio e políticas públicas, além de, muitas vezes, falta também de compreensão e suporte familiar, deve-se pensar em estratégias de inserção dessa comunidade em atividades estimulantes, que proporcionem bem-estar e promovam experiências compartilhadas, estreitando laços e capacitando socialmente os envolvidos. A partir destes fatos com que a sociedade brasileira convive, senti-me interessada em fazer uma pesquisa de campo que levasse arte aos idosos juntamente com a implementação de métodos teórico-práticos de educação em ambientes em grupo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.subject.keywordArte na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordIdosos - recreaçãopt_BR
dc.subject.keywordPinturapt_BR
dc.titleHistórias pintadas : ateliê de pintura com idosos acolhidospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-10T16:23:49Z-
dc.date.available2021-02-10T16:23:49Z-
dc.date.submitted2018-12-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26723-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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